VÁ VIAJAR SOZINHA!

mochila 1 800x500 - VÁ VIAJAR SOZINHA!

Esse post é pra você, que está doida pra viajar sozinha pelo mundo. Que está com aquela vontade de se aventurar e cheia de sede de ver coisas novas. Também é pra você, que está sonhando com as suas tão esperadas férias, mas não arrumou companhia pra viajar. E com certeza também é pra você que sabe que às vezes a gente precisa do silêncio para aquietar a mente e o coração, e está desesperada por um pouco de autoconhecimento.

Tá faltando coragem, né?

DSC00942 - VÁ VIAJAR SOZINHA!
Bergen – Noruega

Minha introdução no mundo

A minha história com as viagens solo começou em 2008, despretensiosamente, quando eu morava em Londres e comecei a pensar nas viagens que eu queria fazer pela Europa.

Antes de ir pra Inglaterra, eu trabalhei e morei em albergues no Rio de Janeiro, e o que mais tinha lá era gente largando empregos e cursos pra viver um ano/período sabático e viajando por esse mundão com suas mochilas nas costas. Isso despertou minha vontade de viver essa experiência mochileira.

Então, quando eu cheguei na Europa, eu já sabia que eu não queria fazer viagens curtas de final de semana para outros países. Eu queria viver aquele dia a dia louco e maravilhoso, pulando de um país pra outro, de uma língua pra outra, de uma moeda pra outra e de pessoas pra outras.

Mas a ideia inicial não era fazer a viagem sozinha. Eu bem que tentei convocar os amigos do Brasil, o pessoal que morava comigo na terra da rainha, mas ninguém topou. De fato era complicado, pois eu tinha pensado em 60 dias inicialmente, o que acabou se tornando 80. Rs.

Então eu tive que colocar na minha cabeça que eu teria que arrumar coragem, porque eu queria muito fazer aquela viagem e tinha ido fazer esse intercâmbio só pra poder viajar. E foi isso que eu fiz.

Conforme eu ia planejando o mochilão, a minha coragem ia crescendo. E quando chegou o dia, eu fui com medo, mas fui. E foi a coisa mais linda e transformadora que eu já vivi.

DSC01576 - VÁ VIAJAR SOZINHA!
Veneza – Itália

Vantagens de vencer o medo

Uma viagem sozinha é muito mais do que viajar. Ela te faz apreciar a sua própria companhia, e isso leva seu amor próprio nas alturas. Faz com que você conheça suas dificuldades, suas vulnerabilidades, seus medos e também suas qualidades. Porque você está sujeito a um milhão de situações, totalmente imprevisíveis e só pode contar com uma pessoa: você.

E isso, gente, não há dinheiro que pague, porque depois que passa, você olha pra trás e tem a certeza de que nada pode te deter. E você leva essa descoberta pra vida!

653ebc4c a677 48d0 94ee c22ca5b292a9 773x580 - VÁ VIAJAR SOZINHA!
Brugges – Bélgica

Eu sempre falo que eu também morro de medo, até hoje. Fico toda cagada (desculpem o termo) quando chego num lugar novo e tenho que me achar. Mas eu sei que vai ficar tudo bem e melhor que isso: eu sei que eu vou me sentir muito foda depois que eu conseguir. Então essa sensação me motiva.

Fotos, tecnologia e língua

“Ah, mas e as fotos? Quem tira?” Gente, hoje em dia está tão fácil! Tem pau de selfie, tripé e câmeras que tiram fotos incríveis. E obviamente que quando você viaja sozinha você sempre arruma uma companhia para passear. Mas mesmo que não arrume, é só usar o bom e velho truque de pedir para alguém tirar! Rs.

Mesma coisa sobre não se perder nos lugares. Há 10 anos eu só podia contar com os mapas de papel. Hoje, que alegria, temos o Google Maps, a salvação da lavoura. No meu mochilão do ano passado ele me ajudou muito, principalmente na Russia.

BANNER EBOOK OFICIAL - VÁ VIAJAR SOZINHA!

“Tá bem, mas e a língua? Eu não falo inglês, como vou me virar?” Outro milagre da tecnologia dos nossos tempos é o Google Tradutor, que dá para ser usado inclusive com áudio. E vou contar pra vocês que em váááários lugares que eu fui, quase nenhum local falava inglês. Então nessas horas a gente usa a linguagem universal do amor e da mímica.

Sempre funciona!

13 AGOSTO 20174644e07d 4b1e 4160 b521 8f54363114dd 773x580 - VÁ VIAJAR SOZINHA!
São Petersburgo – Rússia

Liberdade não tem preço

Uma outra coisa incrível que eu descobri com essas viagens, é que você pode fazer o que você quiser, na hora que você quiser! Pessoal, isso é libertador.

Porque a verdade é que, quando você viaja com alguém, você tem que unir interesses, ceder um pouco aqui, abrir mão de um passeio ali. E quando você viaja sozinha é 100% você! Você escolhe aonde ir, que horas ir, se quer ir, se quer ficar mais um pouquinho nessa cidade porque amou demais, ou porque amou alguém demais = ).

Claro que eu também amo viajar com amigos e amores, mas eu valorizo muito minhas andanças solitárias.

Então, guarda esse seu medo numa caixinha, e corre atrás dos seus sonhos com sua mochila nas costas! Mochila aqui é so forma de falar, pode ser sua malinha de rodinha ou até um malão se você ainda não conseguiu desapegar. O importante é começar.

“Comece! Não espere pela coragem, ela te encontra no caminho.” Marcio Kuhne

Cópia de DSC03365 773x580 - VÁ VIAJAR SOZINHA!
Barcelona – Espanha

No próximo post eu vou contar como se organizar de maneira segura para viajar sozinha, pra você ir tranquilinha, tranquilinha. Mas se bater o medo, me escreve aqui, que no que eu puder ajudar, estaremos juntas!

Beijos,

Flavia Goulart

BANNER EBOOK OFICIAL - VÁ VIAJAR SOZINHA!

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.