GUIA COMPLETO PARA VIAJAR DE TREM PELA EUROPA

IMG 6878 800px 800x499 - GUIA COMPLETO PARA VIAJAR DE TREM PELA EUROPA

Por que de trem?

Primeiro quero começar falando sobre a minha preferência por viajar de trem pelo velho continente. A Europa é um continente muito bonito e especial, cheio de paisagens lindas e cidadezinhas fofas. Quando decidimos ir pra lá, na maioria das vezes, vamos para grandes centros, então viajar de trem te possibilita ver uma outra parte dessa Europa.

Um dos motivos que me faz amar viajar, é a possibilidade de entrar em contato com outras formas de vida, e quando estou no trem, consigo assistir de camarote, um pouco disso, mesmo que passando rápido. Fora que trem é igual chuveiro: aquele lugar especial para você refletir sobre a sua vida e ter ótimas ideias. Porque mesmo que você viaje acompanhando, provavelmente, não vai ficar conversando todo o tempo, então é uma ótima oportunidade de curtir um pouquinho seus pensamentos.

banner mais comprido ebook - GUIA COMPLETO PARA VIAJAR DE TREM PELA EUROPA

Economia de tempo e de dinheiro

Outro ponto importantíssimo é que muitas vezes o trem faz você economizar tempo e dinheiro. Mas como se tá cheio de cia low cost na Europa? Calma que eu explico.

Quando você decide pegar um voo desses, na maioria das vezes, os aeroportos destinados para pouso e decolagem deles, são os mais distantes do centro, portanto gastará tempo e dinheiro para se deslocar até o seu hotel/hostel/airbnb. Além disso, na maior parte dos casos, será um voo internacional, então vai te exigir chegar com pelo menos duas horas de antecedência no aeroporto.

Já os trens, quase sempre não precisam de mais que 15 minutos de antecedência, não tem limite de bagagens e as estações estão sempre no coração da cidade e sempre conectadas com o transporte público! Entendeu meu ponto?

trem 2 1000x750 - GUIA COMPLETO PARA VIAJAR DE TREM PELA EUROPA

Só explicando para quem não sabe o que são cias low cost. São aquelas cias que oferecem passagens com preços bem mais baratos que as cias grandes, mas os aviões não são tão confortáveis e os lanches e despacho de bagagem são sempre pagos à parte. Na Europa, as mais conhecidas são Easyjet, Ryanair. Que fique claro que não sou contra elas, na verdade as amo muito! Mas não em todas as situações. Nessa minha viagem de agora, queria ir de Copenhagen para Praga e ir de trem não era nada viável, então low cost neles!

Ah outro ponto a considerar é que no leste europeu os trens são mais lentos e antigos que na parte ocidental da Europa, portanto tenha isso em mente quando for definir seu meio de transporte.

trem 1 563x750 - GUIA COMPLETO PARA VIAJAR DE TREM PELA EUROPA

Depois dessa bela introdução, vamos à parte prática: como decidir aonde comprar e qual o ticket de trem pra você?

Primeiro você deve definir quantas viagens de trem fará e por quais países. Digo isso, pois você tem a opção de comprar passes de trem, ou seja, um ticket que vai valer para tantos dias ou tantos trens.

EURAIL PASS

Quando eu comecei a viajar pela Europa em 2008, decidi que faria quase tudo de trem. Por isso achei mais vantajoso comprar um passe (Eurail Global Pass) do que vários tickets de cada viagem que faria, pois eu iria para muitos países e queria curtir a viagem, não só o destino.

Lembrando que só é possível utilizá-lo nos 20 países integrantes da União Europeia. Por exemplo, um Global Pass de 10 dias em 2 meses, hoje está custando 702 euros (você pode fazer 10 viagens de trem em dias consecutivos ou espalhadas nos 2 meses em que estiver no continente).

Importante informar, que tem trens que você simplesmente entra com o passe, sem necessidade nenhuma de reservar um assento, e outros em que será necessária uma reserva (dá para fazer online ou na estação do local em que sairá o trem). Essa reserva pode ser baratinha ou não. Se for os trens de alta velocidade, em países como França e Itália, vai te custar de 30 a 60 euros. Os trens que normalmente não necessitam de reserva são os regionais, e muitas vezes você vai precisar fazer baldeação para chegar ao destino final (se for uma viagem longa).

trem 3 564x750 - GUIA COMPLETO PARA VIAJAR DE TREM PELA EUROPA

Outra coisa é que nos casos aonde não é preciso uma reserva, pode ser que você fiquei sem assento (eles deixam viajar mesmo assim, em pé ou sentado/deitado no chão). Como saber se tem que fazer reserva? No aplicativo da Eurail é possível ver os horários, linhas, conexões, tipos de trem e se eles pedem reserva.

Concluindo então, para definir se o passe é pra você, tem que checar se vai economizar de verdade com o passe. Caso saia mais caro, se você quer ter uma viagem mais aberta e definir os lugares que vai no decorrer dos dias, curtindo o momento.

BILHETES TRECHO A TRECHO

O lugar mais conhecido e tranquilo de comprar tickets para os trens europeus é no site da Rail Europe. Ela é a maior operadora de bilhetes de trem na Europa, porém temos que levar algumas coisas em consideração.

Vantagens:
  • está tudo em português
  • é bem didático
  • te dá segurança na compra
  • volta e meia fazem promoções
  • tem um atendimento satisfatório feito pelo site
Desvantagens:
  • às vezes sai mais caro comprar nessa operadora do que diretamente na cia de trem local
  • acontece de não haver a opção de ticket eletrônico e aí você tem que pagar o frete em euros, caro, sem a garantia de chegar no Brasil (inclusive eu não recomendo comprar se apenas tiver essa opção)

Fato é que, sempre você vai pagar um pouquinho mais caro por conta da taxa de serviço deles (comparando seria uma espécie de Decolar.com). Se você não se sente seguro com o inglês e com compras em sites de outros países, vale a pena.

IMG 3936 773x580 - GUIA COMPLETO PARA VIAJAR DE TREM PELA EUROPA
Londres x Bruxelas eu comprei com antecedência no site da Rail Europe

Eu sempre verifico antes nas cias de trem de cada país para ver se está mais barato. Já aconteceu de eu achar um bilhete 3 vezes mais barato no site da cia de trem da República Tcheca.

Normalmente eles tem a versão inglês, mas os tickets acabam vindo na língua local. Nada que um google tradutor não resolva, caso haja dúvida. Sempre, sempre, sempre reserve o assento diretamente no site para não haver problemas (eles cobram uma pequena taxa para isso). A desvantagem de comprar direto com eles, é que nem sempre temos garantia de assistência online.

Trens regionais

Sobre os trens regionais, é importante dizer que eles são numerosos, portanto em algumas viagens você pode comprar a passagem na própria estação antes do embarque. Um exemplo disso é a viagem entre Bruxelas e Brugges, (que inclusive durante os finais de semana tem promoção) ou seja, se você vai fazer um bate e volta para uma cidade a uma ou duas horas de onde você está, dá tranquilamente para comprar antes de embarcar.

Vou colocar aqui alguns os sites da Eurail, Rail Europe e das cias de trem mais utilizadas por brasileiros para facilitar na hora da sua pesquisa. É só clicar no nome abaixo, que já vai te direcionar para o site.

Se por acaso está indo para outro país que não esteja nessa lista, a dica é: sempre verifique se o site é o oficial, se é seguro para compras online e busque resenhas de quem já comprou lá.

RAIL EUROPE

EURAIL

CIA DE TREM ALEMANHA

CIA DE TREM REPÚBLICA TCHECA

CIA DE TREM DE PORTUGAL

CIA DE TREM DA ITÁLIA

CIA DE TREM DA FRANÇA

CIA DE TREM HOLANDA

CIA DE TREM ESPANHA

CIA DE TREM SUIÇA

Espero que eu tenha ajudado um pouquinho vocês nessa façanha de escolher e comprar os trens na Europa. Se você ainda tiver alguma dúvida, ou quiser dar alguma dica, fala aqui nos comentários.

Beijos,

Flavia Goulart


Europa 1

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.