ROTEIRO LENÇÓIS MARANHENSES

roteiro lencois maranhenses capa 800x500 - ROTEIRO LENÇÓIS MARANHENSES

Home >> Roteiro Lençóis Maranhenses

Hoje vou dar todos os detalhes do meu roteiro Lençóis Maranhenses. Como falei no post com as dicas gerais dos Lençóis, são três as bases possíveis de se hospedar para conhecer o parque.

Barreirinhas é a mais conhecida e os passeios mais famosos dessa base são o Circuito da Lagoa Azul e o da Lagoa Bonita, ambos um pouco distantes da cidade, então o percurso com o 4×4/jipe é mais longo (mas super tranquilo e eu achei até divertido). É a maior cidade das três, com mais estrutura.

Santo Amaro é uma outra opção de base, que eu não fiz na minha viagem e dizem ter lagoas lindas e mais azuis. E é a parte em que as lagoas duram mais tempo, então se você não conseguir ir na época boa dos Lençóis (de junho a setembro), seria interessante pensar em ficar em Santo Amaro.

Nessa base, o deslocamento é curto para chegar no parque. É uma cidade pequena com alguma estrutura.

Já ficando em Atins, você está bem próximo das dunas também (leva uns 30 minutos para chegar) e ainda tem praia. É uma vila de pescadores sem estrutura. Amei conhecer, porque enriqueceu demais minha viagem!

 

Se você escolher fazer uma base apenas, saiba que dá pra fazer passeios de bate e volta para as outras, mas se tiver mais tempo, recomendo fazer duas bases ou até as três, pois são bem diferentes e os passeios também.

Se for fazer base apenas em Barreirinhas e quiser fazer passeios para conhecer Santo Amaro e Atins, pegue de quatro a cinco dias inteiros.

Se quiser fazer base em mais um lugar além de Barreirinhas, pensa em (pelo menos) dois a três dias inteiros para Barreirinhas, dois dias inteiros para SA e dois dias inteiros para Atins, sendo que você pode aumentar os dias se estiver afim de uma viagem mais relax, sem correria.

roteiro lencois maranhenses 9 1000x750 - ROTEIRO LENÇÓIS MARANHENSES
Praia em Atins

E pra definir o tempo de viagem total, não esqueça de pensar nos dias de deslocamentos, tanto de São Luís para algumas das bases, entre as bases e de volta a São Luís. Por exemplo, de São Luís até Barreirinhas são no mínimo quatro horas de deslocamento.

Depois de passar essas informações, vamos ao roteiro que eu fiz nos Lençóis Maranhenses. A única alteração que eu faria, seria acrescentar mais uns dois a três dias para conhecer também Santo Amaro, mas o roteiro foi incrível mesmo assim e deu para conhecer muito bem o Parque dos Lençóis.

O roteiro dia a dia – Lençóis Maranhenses:

Dia 1: Chegada em São Luís e transfer para Barreirinhas. Curtir o hotel.

Dia 2: Passeio do Circuito da Lagoa Azul pela manhã.

Dia 3: Passeio do Circuito da Lagoa Bonita à tarde para ver o pôr do sol.

Dia 4: Passeio e transfer para Atins. A gente pegou o barco para fazer o Circuito Caburé, que seguiu pelo Rio Preguiças, fazendo paradas em Vassouras, Mandacaru e por fim, em Caburé. De lá, o barqueiro fez nosso transfer até Atins.

Dia 5: Curtimos a praia de Atins, conhecemos a vila e à tarde, fizemos o passeio aos lençóis de Atins para ver o pôr do sol.

Dia 6: Transfer de volta à Barreirinhas de barco. Dormimos em Barreirinhas.

Dia 7: Transfer para São Luís e voo de volta pro RJ.

Todos os detalhes de cada passeio que fizemos, com valores, está lá nesse post sobre Lençóis bem completo. Clica aqui para ler. Coloquei também as sugestões de passeios para Santo Amaro.

Acho que com essas dicas já dá pra clarear bastante seu planejamento! Mas se tiverem qualquer dúvida, é só comentar aqui embaixo.

Beijos,

Flavia Goulart

Curte as minhas dicas por aqui? Então me segue lá no Instagram @allweneedistravel.br para acompanhar mais, em tempo real!

 

VAI VIAJAR? RESERVE AQUI!

Quando você reserva com qualquer link do blog, você nos ajuda pois ganhamos uma pequena comissão! Você não paga nada mais por isso e nós seguimos produzindo conteúdo de qualidade pra te ajudar!

Hospedagem: Booking.comAirbnb (até R$170 de desconto)

Seguro Viagem: Seguros Promo (5% de desconto > cupom: WENEEDISTRAVEL5)

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.