COMO DEFINIR QUANTOS DIAS NO DESTINO?

capa dias - COMO DEFINIR QUANTOS DIAS NO DESTINO?

Na hora de planejar uma viagem, muita gente fica com dúvida de como definir quantos dias no destino. Então, resolvi escrever esse post para trazer uma luz pra vocês nessa definição.

Aqui vou tratar de duas situações.

Uma, – a ideal para um bom planejamento de viagens – que é definir quantos dias de viagem antes de comprar a passagem aérea e a outra, que não é a ideal mas acontece muito, que é comprar as passagens sem um planejamento prévio, por conta de uma promoção.

A situação ideal

Na situação ideal, você precisa primeiro saber se será uma viagem de um destino só ou se vai incluir mais de uma cidade ou país.

Se for apenas um destino, comece pesquisando que atrações e atividades te interessam por lá e vá anotando. Pesquise bastante em blogs e no Instagram pela hashtag do lugar.

Dica: Busque também por atividades não tão famosas para ver se te agradam, porque muitas vezes, a gente só considera as mesma atrações.

Nessas pesquisas, veja quantos dias as pessoas recomendam ficar lá mas ao mesmo tempo, veja se isso faz sentido pra você também. E por que digo isso? Porque tem gente que ama museu e passaria 4 horas em um, e tem gente que fica meia hora e só vai pra bater cartão.

Leia mais:

5 APLICATIVOS PRA TE AJUDAR NA VIAGEM

APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM

Com todas as pesquisas feitas e atrações anotadas você terá uma ideia de quantos dias precisa e já pode comprar as passagens.

Se for uma viagem com mais destinos, você terá que pensar na ordem desse itinerário, considerando uma forma mais lógica, prezando sempre por um roteiro contínuo, sem ziguezague.

E nesse caso, você vai fazer a mesma coisa que falei anteriormente: definir quantos dias em cada um desses destinos. Aí, no final, saberá para que datas precisa comprar as passagens de ida e volta.

Mas atenção! Em viagens com mais de um destino, você tem que considerar também os dias de transferência de um lugar para o outro. Sempre digo que dia de transferência é praticamente um dia morto em atividades, já que, no máximo, rola encaixar umas poucas, mesmo se esse deslocamento for feito de avião. Tem deslocamento até aeroporto, chegar com antecedência, etc. Então, inclua esse tempo (dia) no seu roteiro.

Para esse modo de viagem tem uma outra questão: o ideal é comprar a passagem de ida para a primeira cidade do roteiro e a passagem de volta saindo do último destino do roteiro. Isso se chama multicidades ou mutidestinos e você consegue fazer essa busca nos sites tantos de cia aérea quanto de sites buscadores.

Mas, em alguns casos, o valor fica mais alto do que se você comprar a ida e a volta do mesmo lugar, por isso tem que pesquisar.

Pra exemplificar: a viagem é Londres x Paris x Berlim.

No modelo multidestinos, a ida seria um voo Brasil x Londres e a volta Berlim x Brasil. Já no modo normal, o voo seria Brasil x Londres e depois, Londres x Brasil.

Sempre pesquise pelos dois preços. Se a diferença não for muito grande, acho que vale a pena comprar a que chega e sai por diferentes cidades, porque lembre-se, se comprar o caso do segundo exemplo, vai ter que pagar um outro voo (ou meio de transporte) de Berlim à Londres.

A situação sem planejamento prévio

O outro ponto são as viagens em que você comprou passagem com preço promocional, sem definir os dias previamente.

O que fazer? Bom, nesse caso, você vai ajustar as datas ao que quer conhecer.

Faça as mesmas pesquisas que falei antes e acomode as atrações pelos dias que você tem. Se for uma viagem com vários destinos, analise se você tem tempo suficiente para conhecer cada um deles e se vale manter todos.

Coloque pelo menos dois dias inteiros em alguns destinos que não tenham tanta coisa e considere pelo menos quatro para aqueles que tem bastante coisa. E não esqueça dos dias de transferência.

Dica 2: acompanhe Instagrans e blogs de viagem! A gente vai aprendendo por osmose sobre roteiros em certos destinos. Quem ama viajar acaba tendo facilidade nessa parte, pois pesquisa e lê muito sobre. 

E aí? Consegui ajudar vocês? Espero que sim, mas qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários.

Beijos,

Flavia Goulart

Leia mais:

ESCOLHENDO SEU PRÓXIMO DESTINO

QUANDO DEVO COMPRAR MINHA PASSAGEM AÉREA?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.