QUANDO DEVO COMPRAR MINHA PASSAGEM AÉREA?

cooov - QUANDO DEVO COMPRAR MINHA PASSAGEM AÉREA?

Eu devo começar esse post dizendo que não existem milagres em preços de passagem aérea. Não caia na lorota que dá para viajar de graça fazendo isso ou aquilo.

A única forma real de viajar sem gastar dinheiro é emitindo um bilhete através de milhas, mas eu não considero isso de graça, porque muitas vezes você está pagando taxa para efetuar as compras no cartão de crédito ou está pagando anuidade para utilizá-lo, mas de qualquer forma é uma maneira excelente de viajar pagando bem menos.

O que é sim possível, é conseguir preços melhores se você se debruçar em pesquisas e dedicar um tempo acompanhando os preços. Já ensinei várias formas de se fazer isso nesse post aqui.

Veja também: Economizando nas passagens aéreas

Timing

O momento ideal para se comprar uma passagem também gera muitas dúvidas e ansiedade. E aí eu venho de novo jogar um balde de água fria em vocês (sorry, trabalhamos com verdades!) e dizer que também não tem regras, nem manual infalível.

Mas, porém, todavia, contudo, trago algumas dicas para ajudá-los nessa missão e fazer vocês viajarem muito mais em 2019!

Para isso, você precisa entender duas coisas:

A validade de um assento

A primeira e mais importante delas é que passagens aéreas são como produtos perecíveis, ou seja, têm sua validade limitada.

Sabe aquele produto no supermercado que costuma ter um preço X, mas quando a sua data de validade está pra vencer, tem o preço reduzido? Por que isso acontece?

Justamente porque o estabelecimento não quer ter prejuízo de não vender um produto vencido e ter que jogar fora.

Com os assentos no avião é a mesma coisa. Quanto mais próximo da data do voo, mais a companhia aérea (fornecedor desse produto) vai querer se “livrar” dele, ou seja, vendê-lo para você. E aí provavelmente surgirão promoções.

A véspera

A outra coisa que você deve considerar é que essa ideia da perecibilidade influencia bastante nos preços, mas no mercado brasileiro não se tem o costume de promoções incríveis na véspera do voo.

Pode ter ficado confuso para você já que eu disse que as companhias vão querer vender aquele assento vazio desesperadamente, certo? Mas no Brasil é muito raro ver passagens a preço de banana.

E existe toda uma estratégia para evitar o prejuízo, como por exemplo preços de assento de mesma categoria completamente diferentes (a pessoa do seu lado pode ter pago 3x mais que você pelo mesmo assento), overbooking e etc.

Então grave isso: tenha uma certa antecedência mas nem tanto e não deixe para última hora.

BANNER EBOOK OFICIAL - QUANDO DEVO COMPRAR MINHA PASSAGEM AÉREA?

A hora de comprar

Tá, mas qual a antecedência ideal?

Especialistas dizem que você deveria considerar de 25 a 40 dias da data que você deseja viajar para voos nacionais em baixa temporada e de 60 a 90 dias para viagens pelo Brasil em alta temporada.

Já para viagens internacionais, um antecedência de 30 a 60 dias para baixa temporada e 60 a 120 dias para períodos de grande movimento no destino.

Considere tudo isso, mas também fique esperto às eventuais promoções das cias.

Neste post eu falo de alguns aplicativos que ficam pesquisando os melhores preços e te enviam notificações e sobre os feirões das companhias aéreas nacionais, que oferecem preços incríveis.

Veja mais: Economizando nas passagens aéreas

Como eu sempre gosto de encerrar qualquer papo sobre preços e passagem aérea de um forma realista, termino esse te dizendo que não existe mágica e sim muita pesquisa!

Dá um pouco de trabalho, mas acho que vai valer a pena no final, se você ama viajar e conhecer os lugares lindos que esse mundo tem a nos oferecer.

BANNER Roteiros Personalizados - QUANDO DEVO COMPRAR MINHA PASSAGEM AÉREA?

Beijos,

Flavia Goulart

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar. Hoje com 32 anos, segue o lema “trabalhar pra viajar”, já conheceu 26 países e assim vive feliz da vida!