Ir na praia viajando sozinha

praia viajando sozinha 1 800x500 - Ir na praia viajando sozinha

Uma das perguntas que eu mais recebo nas redes sociais é: como ir na praia viajando sozinha?

E eu sei que a base dessa pergunta é sobre a segurança, afinal, a gente vive com vários medos no Brasil né? De ser assaltado, de ser importunada e etc.

Eu vou à praia sozinha desde adolescente, antes mesmo de sonhar em começar a viajar pelo mundo sozinha, então tenho alguma experiência! E vou nas praias do Rio de Janeiro mesmo, onde moro! Então, nesse post, vou te dar várias dicas pra você ir na praia viajando sozinha e ficar tranquila!

E no final, vou dar dicas pra você aproveitar a praia mesmo estando solo e também dicas para passar o protetor solar, o terror das viajantes solo praieiras! hahaha

praia viajando sozinha 1 1 - Ir na praia viajando sozinha

Uma coisa que eu gosto de falar é que, quando a gente viaja sozinha, a gente não necessariamente vai estar sozinha. Às vezes é até difícil conseguir, principalmente se você se hospeda em hostels, faz passeios em grupo, etc.

E tô dizendo isso porque, você pode até viajar sozinha, mas vai fazer passeios acompanhada, o que inclui a praia, e aí, você não precisa ter as mesmas preocupações que teria sozinha. Geralmente, em grupo, a galera reveza o banho de mar e é mais difícil de ser abordado.

VEJA MAIS: Como fazer amigos viajando sozinha?

ir na praia viajando sozinha total

Mas se você estiver sozinha 100% na praia, tem várias dicas para ficar mais segura com seus pertences.

1: Enrolar sua bolsa na roupa, deixando-a mais discreta e menos acessível. Toda vez que eu vou à praia sozinha, coloco minha canga, a bolsa por cima e escondo a bolsa com as minhas roupas. Se alguém tiver que escolher que bolsa vai puxar, provavelmente vai escolher alguma que esteja mais jogada e aparente.

2: Além disso, você pode pedir que alguém dê uma olhadinha nas suas coisas na hora que for tomar banho de mar. Aqui no RJ é bem comum também pegar a bolsa e colocar mais perto da pessoa que ela vai pedir pra dar uma olhadinha.

Obviamente, não tem como confiar 100% naquela pessoa. Você vai ter que ir na base da intuição. Mas acredite nela, porque quando estamos sozinhas, parece que ficamos mais alertas e a intuição fica tinindo. Sempre deu certo pra mim! E isso é uma coisa que pode te ajudar a escolher onde vai ficar na praia. Observe as pessoas ao redor e deixa sua intuição apontar.

VEJA MAIS: 8 dicas para viajar sozinha com segurança

3: Uma outra dica é você não deixar nada de valor jogado na canga. Celulares, óculos escuros, carteira, sempre, sempre, sempre, dentro da bolsa! Assim, você evita chamar a atenção para alguém que queira praticar um roubo. E evite também levar coisas desnecessárias na sua bolsa da praia. Leve apenas o que vai precisar!

Uma observação a fazer quanto a isso é que, no Brasil e alguns países da América do Sul a gente tem que ficar mais atenta em relação a isso mesmo. Eua, Europa e Ásia é menos comum, mas sempre fique esperta, principalmente se a praia estiver bem cheia.

4: Uma dica excelente para quem ainda fica ressabiada de deixar celular e dinheiro na bolsa na hora de ir pro mar, é comprar aquelas capinhas impermeáveis de celular, sabe? Aquelas simplesinhas mesmo, que vende no camelô por 15 reais. Elas vem com um cordão e cabem telefone + dinheiro + cartões, então você coloca tudo dentro, pendura no pescoço e vai tranquila pra água.

praia viajando sozinha 2 - Ir na praia viajando sozinha

5: Uma outra dica inusitada que eu recebi de uma seguidora uma vez foi levar um saquinho ziploc na bolsa e colocar os pertences de valor ali. Aí, antes de colocar a canga, você enterra esse saquinho na areia (não muito profundo peloamordedeus), e coloca a canga por cima. Ou seja, suas coisas vão estar protegidinhas e escondidas debaixo da canga.

praia viajando sozinha 3 - Ir na praia viajando sozinha

Ir na praia viajando sozinha não precisa ser nenhum estresse, viu? Essas dicas com certeza vão te ajudar muito na questão segurança em uma viagem sozinha. Mas, como sei que muitas mulheres ainda ficam inseguras também em relação à falta de cia numa praia, aqui vão algumas outras dicas pra você passar um tempo incrível, ainda que sozinha.

BLUSINHAS DE VIAGEM 3 - Ir na praia viajando sozinha

Como curtir a praia sozinha

1: Leve um livro que você esteja muito afim de ler. Eu amo ler na praia, e intercalo as leituras com a observação das pessoas curtindo a vibe praiana.

2: E essa vai ser a segunda dica. Uma das coisas que eu mais amo fazer viajando sozinha é observar as pessoas vivendo suas vidas. Sempre gera alguma risada, curiosidade e até aprendizados. Então estende sua canga e fica lá olhando pro mar, pras pessoas, pros doguinhos e deixa seu pensamento fluir.

3: Ouvir música também é uma delícia, então você pode preparar uma playlist especial pra sua viagem solo, levar seu fone de ouvido e se curtir.

4: Leve um caderninho pra você escrever sobre as suas percepções da viagem. Eu recomendo super que você leve alguma coisa pra escrever durante a viagem, fazer um diário, pois isso ajuda muito no seu autodesenvolvimento e, ler as memórias depois é maravilhoso! Então, você pode aproveitar o momento praia para atualizá-lo.

Entenda que, pra muitas mulheres que não são acostumadas a curtir sua própria cia, pode ser mais desafiador no início, mas quanto mais você se coloca nessa situação, mais gostoso vai ficando! E te prometo: quando passar o desconforto, você não vai querer outra coisa!

Passando protetor solar sozinha

E por último, a dica para passar o protetor solar nas costas viajando sozinha. Hoje, a gente tem a opção dos protetores em spray, que facilitam muito, mas eu sempre me acostumei com o protetor creme mesmo.

Começo passando na parte de baixo das costas, na lombar, até chegar na metade das costas. Para a parte de cima, mais difícil, primeiro vou com uma mão e passo até onde ela alcançar, e depois, uso a outra mão pra passar na parte faltante! Nesse vídeo do meu canal do Youtube, eu demonstro hahaha! Aproveita e se inscreve lá = )

Praia viajando sozinha 520x325 - Ir na praia viajando sozinha

Tenho uma história engraçada sobre isso: uma vez, aqui na praia de Ipanema, eu passava protetor e estava esticando bem meus braços pra alcançar a parte de cima das costas. Um vendedor de biscoito Globo passou e achou que eu estava em dificuldades, então ele começou a me passar instruções “mais pra direita, agora um pouquinho mais pra cima”. Hahahaha a praia inteira riu!

E o que eu quero dizer com essa história? Quando a gente está sozinha, parece que tem um anjo nos protegendo, porque sempre aparecem pessoas pra nos ajudar em situações de dificuldade. É incrível! Então confia, que vai dar tudo certo e sua viagem sozinha pra praia vai ser maravilhosa e inesquecível!!!

1637157949 520x325 - Ir na praia viajando sozinha

E se você tá precisando de uma forcinha pra tomar coragem ou até se preparar pra essa viagem sozinha, eu escrevi um livro digital com todas as dicas que você precisa! São 14 anos viajando sozinha pelo Brasil e mundo e adoro ajudar vocês com a minha experiência! Pra comprar o livro, é só clicar nesse link! Assim, você me ajuda a continuar criando conteúdo gratuito!

Beijos,

Flavia Goulart

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.