SERÁ QUE TEM MESMO DESTINOS MELHORES PARA VIAJAR SOZINHA?

cover lugr - SERÁ QUE TEM MESMO DESTINOS MELHORES PARA VIAJAR SOZINHA?

Vejo muita gente que já viaja sozinha ou que quer começar a viajar sozinha, perguntando se tal destino dá para ir sem companhia ou quais os melhores lugares para uma viagem solo.

Será que existe mesmo isso de um lugar ser bom para viagens desacompanhadas e o outro não ser?

Destinos estereotipados

Precisamos começar falando sobre a estereotipação de alguns destinos. Paris, a cidade do romance; Grécia, um país para casais (com exceção da Ilha de Mykonos que se destacou do estereótipo pelas festas); Maldivas, um destino lua de mel; Croácia, um lugar para festas e pegação; Sudeste Asiático, destino para mochileiro. E por aí vai.

Eu não sei de onde vem essa romantização de um destino. E uso essa palavra não no sentido de ser um lugar de romance, mas de descrevê-lo de forma fantasiosa, ou seja, classificar um lugar por conta de algumas características dele ou por quem o frequenta.

O fato é que isso existe e quando viajamos sozinha, temos algumas preocupações e alguns medos. Um deles é o de se sentir deslocada ou de não ter ninguém para socializar.

O que importa de fato?

Eu acho que tudo depende da sua vibe do momento, de onde você se hospeda, dos programas que você escolhe e do tipo de viagem que quer fazer. Explico: tem lugares que de fato são mais “românticos”, frequentados por casais em lua de mel, mas isso não quer dizer que só tenha isso. E a recíproca também é verdadeira.

Vou me usar de exemplo pra você entender aonde quero chegar.

Fui pra Santorini, uma das ilhas gregas mais famosas, estando solteiríssima. Dancei, bebi horrores e conheci muita gente legal! Logicamente não fiquei indo para restaurantes à luz de velas e sim para bares bem animados e me hospedei em hostels, o que facilita no clima de galera na curtição.

IMG 5409 - SERÁ QUE TEM MESMO DESTINOS MELHORES PARA VIAJAR SOZINHA?

Eu estava numa vibe super solta no mundo, sem compromisso com ninguém, então fui atrás da minha diversão mesmo estando num destino famoso pela viagem à dois.

Disse isso porque às vezes fazemos viagens sola buscando algum tipo de superação. Como foi na segunda vez que fui à Croácia e quis conhecer a ilha de Hvar. Essa ilha é bastante famosa pelas festas e clima de pegação, mas eu fui na intenção de espairecer depois de um término de relacionamento complicado.

Não fui às festas e como não estava muito afim de socializar nessa fase da viagem (eu já tinha passado pela Inglaterra, Bélgica e Rússia), me hospedei em Airbnb , portanto não conheci ninguém.

E ainda estava numa parte da ilha que só tinha casal e restaurantes românticos. Então eu estava num lugar de festa, mas queria ficar na minha e curtir as praias. E isso acabou me deixando um pouco deprê.

IMG 4388 563x750 - SERÁ QUE TEM MESMO DESTINOS MELHORES PARA VIAJAR SOZINHA?

Tá entendendo porque eu digo que não dá pra definir se um lugar é bom ou não pra viajar sozinha? Troca as situações que contei aqui de lugar. Me bota deprê em Santorini e tacando o terror na Croácia! Seria outra experiência, mas possível também!

Conclusão:

Então não dá para taxar nunca que a Grécia não é lugar para viajantes solo e que Hvar é o melhor destino para esse tipo de viagem.

Talvez essa necessidade de estereotipar um destino seja feita pelo próprio mercado, porque com certeza você atrai mais gente fazendo isso. O que seria dos resorts das Maldivas se casais do mundo todo não tivessem começado a compartilhar suas fotos românticas no destino? Todo mundo começou a achar que só era possível conhecer o país se tivesse pelo menos um(a) namorado(a).

Mas a gente já sabe que dá para ir para as ilhas locais que rola muito mais do que casais em lua de mel. E se mesmo assim você quiser ir para um resort sozinha, porque não? Eu amo ir à praia sozinha no RJ, porque não iria gostar de curtir aquela praia ridiculamente azul?

Leia mais em:

Maldivas em modo econômico: tudo que você precisa saber

O importante é estar a fim de ir para aquele destino, buscar lugares mais agitados se sua intenção for conhecer gente/pegação e se hospedar em hostels se quiser se socializar. Porém, se quiser ficar sozinha mesmo, curta isso passeando lindamente pela cidade! Eu amo passear ouvindo música quando tô sozinha. Ler um livro na sua própria cia também é maravilhoso!

Então, querido (a) leitor(a), eu só tenho uma coisa a te dizer:

TODOS OS LUGARES SÃO BONS PARA VIAJAR SOZINHA.

Quem faz a viagem ser foda é você!

Beijos,

Flavia Goulart

BANNER EBOOK OFICIAL - SERÁ QUE TEM MESMO DESTINOS MELHORES PARA VIAJAR SOZINHA?

 

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.