O GUIA COMPLETO DE KOH NANG YUAN

cover thai - O GUIA COMPLETO DE KOH NANG YUAN

Nesse post, você irá encontrar todas as dicas de como ir à Koh Nang Yuan e aproveitar esse paraíso na terra.

Uma das primeiras fotos que vi da Tailândia e que despertou bastante minha vontade de conhecer o país, foi do mirante da ilha de Koh Nang Yuan.

Aquela foto clássica de três ilhotas ligadas por uma faixa de areia, mas eu nem sabia sua localização exata até começar a planejar a minha viagem pelo Sudeste Asiático.

IMG 6654 Original 1000x750 - O GUIA COMPLETO DE KOH NANG YUAN
Olhem a cor dessa água!!

Inicialmente, tinha pensado em visitar somente a costa oeste da Tailândia, do Andaman Sea, onde ficam as famosas Krabi e Koh Phi Phi, mas quando vi que Koh Nang Yuan ficava no Golfo, resolvi que visitaria as ilhas desse lado também.

Acabei optando por Koh Phangan e Koh Tao. Ambas tem acesso a Koh Nang Yuan, sendo que Koh Tao fica bem mais perto: uma viagem de 10 minutos de barco apenas.

E valeu muito ter feito a escolha de conhecer KNY. Uma das águas mais azuis e cristalinas que já vi, o que é legal pois a grande maioria das praias tailandesas tem tonalidade verde esmeralda. E ainda tem o mirante com aquela vista de impressionar.

Como chegar

Tudo vai depender de onde você está hospedado.

Se estiver em Koh Samui, tem tours que visitam Koh Tao e Koh Nang Yuan num passeio de dia inteiro. Esses passeios costumam oferecer almoço, equipamentos para snorkel e a taxa de entrada na ilha de Koh Nang Yuan. Pelas minhas pesquisas, encontrei opções de 250 a 400 reais por pessoa. Desvantagens: provável que chegue lá num horário de mais movimento das ilhotas.

Se estiver em Koh Phangan, também tem passeios de dia inteiro visitando Koh Tao e Koh Nang Yuan nos mesmos moldes do de Samui. Vi opções e entre 200 e 300 reais por pessoa.

Se estiver em Koh Tao, você pode contratar um passeio pelas praias de Koh Tao incluindo visita a Koh Nang Yuan, custando uns 150 reais por pessoa.

Todos esses passeios que mencionei, você consegue contratar no seu hotel/hostel ou nas várias agências de turismo espalhadas por essas ilhas do Golfo da Tailândia.

Nesse site você encontra algumas ideias de passeios: clique aqui.

Mas há uma forma mais barata de visitar Koh Nang Yuan a partir de Koh Tao, e foi a que eu usei, já que estava viajando no modo ultra low cost pelo Sudeste Asiático. Fui até a praia de Sairee Beach e de lá tomei um taxi boat (num daqueles long tails) e paguei 260 baht (uns 35 reais), mas oficialmente custam 300 baht (40 reais), ida e volta. Tem várias opções de barcos ao longo da praia.

Cheguei na praia por volta de 9:30 da manhã pois a ilha de Koh Nang Yuan abre às 10h e eu queria chegar lá perto desse horário para pegar mais vazia. Só que como estava sozinha, o barqueiro queria me cobrar 500 baht, mas eu não podia gastar isso tudo, então ele me recomendou esperar chegar mais gente. Lá para 10:15, chegou um grupo de espanhóis que fizeram a travessia comigo.

Para essa opção, você combina o horário do barqueiro te buscar na ilha de volta à Koh Tao. E esteja no horário certo no mesmo píer que desembarcou. Parece que não vai dar certo, já que não recebe ticket de confirmação, contato, nem nada, mas ele te espera certinho. Dica: memoriza o número/nome do seu barco e a cara do barqueiro para qualquer eventualidade.

IMG 6903 Original 1000x750 - O GUIA COMPLETO DE KOH NANG YUAN
Píer de chegada e saída dos taxi boats.

Que horas chegar?

Além da dúvida de como ir a Koh Nang Yuan, muita gente fica sem saber qual o melhor horário de chegar na ilha. Como eu disse antes, a ilha abre às 10h e fecha às 17h, então você só consegue visitá-la durante esse horário, pois é uma ilha privada. A não ser que seja hóspede do único hotel/resort da ilha: Koh Nang Yuan Island Dive Resort, que é caro, por sinal.

Sempre recomendo chegar no máximo até 10:30 para não pegar fila no mirante, pegar a faixa de areia ainda vazia, o mar mais cristalino por estar menos remexido e, se quiser, alugar cadeira e guarda sol.

Se chegar depois, você verá uma “manada” de gente chegando e a fila do mirante pode levar até 1 hora.

Por isso que disse antes, que a desvantagem de ir a partir de Koh Samui e Koh Phangan era chegar num horário comum de passeios, com o lugar bem cheio.

Se você não estiver fazendo uma viagem econômica e for sair de uma dessas ilhas, pode considerar alugar um barco privado, porque aí, você escolhe a hora que quer chegar em Koh Nang Yuan. Pela minha pesquisa, o custo seria em torno de 900 dólares pelo barco.

Se eu tivesse que dar uma sugestão, te recomendaria se hospedar em Koh Tao por uns dias (vale muito a pena conhecer a ilha!) e em um dia programar a visita à KNY.

O que levar

Dinheiro (para comprar bebidas e comidas e pagar a taxa de entrada da ilha de 100 baht).

Lanchinhos se não quiser gastar dinheiro no restaurante do resort. Li que eles proibiam a entrada de comida, mas não tive problemas nenhum com isso.

Não leve garrafa de água, pois eles irão confiscá-la. A justificativa é que querem preservar o lugar e muita gente largava as garrafas plásticas soltas.

Canga e toalha dizem que não pode por “roubar” a areia do lugar (que é pouca) mas no dia que fui, todos estavam usando e ninguém reclamou.

Chinelo ou sapatilhas aquáticas (elas são bem úteis aqui, pois tem pedrinhas e conchas que machucam bastante).

Repelente para a trilha.

Protetor solar porque o sol é forte.

Chapéu porque se não quiser ou não conseguir alugar barraca, quase não tem sombra.

O que fazer lá?

A primeira coisa que te recomendo fazer é ir para o mirante, pois é a atração mais requisitada da visita. Chega e já segue para fazer a trilha, que é tranquila (dura menos de 15 minutos). Depois, é só colocar sua canga na faixa de areia e revezar entre o banho de sol e o banho de mar.

Fui no horário das 10h e marquei com o barqueiro para voltar às 14h, mas acho que poderia ter voltado às 13h. Eu não estava com barraca alugada, então o sol me pegou. Se você for alugar barraca (custa 150 baht – 20 reais por 2 cadeiras e 1 guarda sol), chegue cedo e considere ficar mais tempo.

IMG 6543 Original 1000x750 - O GUIA COMPLETO DE KOH NANG YUAN

O lugar também é ótimo para snorkelling, já que tem vários corais e peixinhos nadando ali no raso.

Achei meu dia em Koh Nang Yuan maravilhoso e recomendo a visita para todo mundo que ama praia e águas azuis. Espero que você tenha tirado todas as suas dúvidas de como ir a Koh Nang Yuan.

Beijos,

Flavia Goulart

POSTS SOBRE TAILÂNDIA:

Como escolher as praias da Tailândia

Como montar um roteiro pelo Sudeste Asiático

Roteiros Tailândia de 7, 10, 15 e 20 dias

Como chegar e sair dos aeroportos de Bangkok

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.