DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR

cov doc - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR

Antes de viajar, é essencial que você verifique os documentos que irá precisar para entrar em determinado país, como vistos, vacinas e seguro viagem, evitando assim qualquer problema na imigração e nas suas férias.

Visto

travel visa 500 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR

O visto é um documento emitido por um país, autorizando aquela pessoa a entrar em seu território e ali ficar por determinado tempo e finalidade.

Pode ser de trabalho, de turista, de trânsito ou de algum outro tipo, por isso é importante você verificar para qual deles precisa aplicar.

Alguns países exigem entrevistas prévias em consulados/embaixadas, então quando estiver organizando sua viagem, já pesquise qual a antecedência necessária para a aplicação e ter o seu visto em mãos a tempo.

O visto dos EUA, por exemplo, é um dos mais demorados, já os de países como Camboja e Vietnã são emitidos no momento de sua chegada no país.

Para conseguir essas informações, é sempre aconselhável olhar em sites oficiais, das embaixadas e consulados do seu país de destino, pois estarão atualizadas. Um outro site que dá para consultar é o do Itamaraty. Ele tem bastante informação lá, tanto de visto, quanto vacinas. Clique aqui para acessar.

Os países integrantes do Mercosul não exigem visto nem passaporte para brasileiros, então você pode entrar com sua carteira de identidade.

Nos países pertencentes à União Europeia, por exemplo, não é exigido visto de entrada para brasileiros, mas você deve levar seu passaporte com validade mínima, que é de três a seis meses, dependendo do país.

Ou seja, se você viajar em Janeiro/19, a validade de seu passaporte tem que ser no mínimo até Abril/19 para exigência de validade de três meses e até Julho/19 para exigência de validade de seis meses.

Vacinas

Carteira Vacinacao Internacional 1200x800 1125x750 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR

Você deve ficar atento também às vacinas exigidas no local. A Anvisa tem um portal com as obrigatoriedades de vacinação e profilaxia de cada país. Mas já adianto que a vacina mais exigida para brasileiros é a da febre amarela, por ainda ser considerada uma doença endêmica no Brasil.

Em alguns países da América Central (alô, Caribe!), do Sudeste Asiático e da África essa vacina é necessária. Nesse caso, não vale a dose fracionada que foi distribuída há algum tempo nos postos de saúde brasileiros, pois você só consegue emitir o Certificado Internacional de Vacinação se tiver a dose completa.

Este certificado é emitido gratuitamente em diversos centros espalhados pelo Brasil, bastando levar o comprovante de que foi vacinado. A outra opção, que foi finalmente liberada pela Anvisa agora no início de 2019, foi a emissão online desse certificado. Então é só tomar a vacina, cadastrar no portal da Anvisa, fazer a emissão do documento e imprimir. Clique aqui para acessar o portal da Anvisa.

Em 2014 a OMS divulgou que apenas uma dose dessa vacina era o suficiente para estar protegido por toda a vida, então a partir daí, as datas de validade dos certificados antigos se tornaram obsoletas. Se é o seu caso, não há a necessidade de emitir um novo documento, apenas se desejar.

Cópia de CATCH THE 2 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR

Não se esqueça que certos destinos podem solicitar ou recomendar outras vacinas, então sempre cheque antes de viajar, mesmo que já tenha visitado aquele lugar antes, uma vez que as exigências podem mudar.

Seguro viagem

why you need travel insurance - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR

Um outro documento bastante importante e que muita gente negligencia, por falta de conhecimento é o seguro viagem.

Sei que quando estamos planejando uma viagem, a última coisa que queremos pensar é que algo pode dar errado, mas o seguro morreu de velho! Literalmente, né?

A maioria dos países não possui um sistema de saúde universal e gratuito, portanto se você sofrer um acidente, tiver uma intoxicação alimentar ou contrair alguma doença, terá que bancar as despesas médicas. E elas são bem caras!

Nos EUA uma diária hospitalar gira em torno de três mil dólares.

Como funciona?

O seguro viagem funciona como um plano de saúde temporário que irá cobrir certas despesas ou reembolsá-las e será válido pelo período contratado.

Além disso, ele pode também cuidar de despesas odontológicas, traslado de corpo, assistência em caso de extravio de bagagens ou cancelamento de viagem e outros. Tudo vai depender do tipo de seguro escolhido.

Se for fazer uma viagem que inclui esportes radicais, busque por seguros que cubram acidentes do tipo.

É imprescindível que você tenha um seguro em qualquer viagem que faça ao exterior, para evitar transtornos financeiros, mas em alguns países ele é obrigatório.

BANNER EBOOK OFICIAL - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR

Exigência de cobertura

Nos países europeus pertencentes ao Tratado de Schengen é preciso ter o comprovante da contratação de seguro viagem no valor mínimo de cobertura de 30 mil euros, senão você pode ser barrado. Cuba e Austrália também fazem essa exigência, porém os cubanos pedem cobertura mínima de 10 mil dólares, enquanto a Austrália não pede valor mínimo.

Seguro de cartão x Seguro de seguradora

Os seguros oferecidos pelos cartões de crédito variam de cobertura de acordo com o tipo de cartão do usuário, ou seja, quanto maior o status do seu cartão, mais serviços estarão inclusos nela.

Por isso, se preferir esse tipo de contratação, sempre solicite o detalhamento da cobertura antes de fechar, para que saiba se ela irá te atender.

No entanto, é importante frisar que a maioria dos seguros de cartão de crédito funcionam no esquema de reembolso, portanto, você vai bancar todas as despesas necessárias e só depois de comprovação receberá o dinheiro de volta.

Os seguros de seguradora, diferentemente, na maior parte dos casos, trabalham com clínicas conveniadas, aonde você não precisa desembolsar nada.

Um seguro viagem é mais barato do que se pensa, então não tente economizar nessa parte da sua viagem, pois pode de fato, sair muito caro. Há relatos de pessoas endividadas pois tiveram que pagar cirurgias inesperadas em suas viagens.

Leia mais: Seguro viagem: por que fazer?

Eu costumo cotar meus seguros em sites buscadores que agrupam todas as seguradoras existentes. Assim eu posso avaliar as coberturas e escolher a que tem melhor custo benefício pra mim.

Indico a Seguros Promo, que é parceira aqui do blog e é de inteira confiança, além de ter uma equipe sempre a postos.

Consegui para os meus leitores um cupom de desconto de 5% na compra de qualquer seguro no site: WENEEDISTRAVEL5

Pra cotar o seu seguro clique aqui nesse link QUERO COTAR MEU SEGURO VIAGEM.

Responsabilidade e segurança devem ser sempre as nossas palavras de ordem quando estamos pensando em viajar, afinal, viajamos para termos momentos felizes, certo?

Beijos,

Flavia Goulart

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar. Hoje com 32 anos, segue o lema “trabalhar pra viajar”, já conheceu 26 países e assim vive feliz da vida!