TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

buda cover - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

Agora em Julho fui pela segunda vez a essa cidade, que pra mim é uma das mais bonitas da Europa.

Tem bastante coisa pra ver em Budapeste, de prédios históricos a museus contando um pouco da história húngara, passando por atrações encantadoras na beira do Rio Danúbio.

SOBRE O DESTINO

Budapeste é a capital da Hungria, país que fica no leste europeu.

Antes de 1873 no entanto, elas eram duas cidades: Buda e Peste. Mas foi a construção da famosa Ponte das Correntes em 1849, que possibilitou a conexão entre as duas e a futura fusão.

IMG 7441 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

COMO CHEGAR

Como não tem voos direto do Brasil, você terá que fazer conexão em algum país europeu antes de entrar na Hungria.

As principais cias aéreas que saem do Brasil com voos para lá são: Air France, Alitália, Lufthansa, British, Tap e Iberia. Também tem low cost europeia chegando lá: Wizzair, Ryanair e Easyjet.

Para sair do aeroporto e ir em direção ao centro você tem três opções:

Uma é ir de transporte público, fazendo o combo ônibus + metrô. Isso vai te custar em torno 2 euros.

Pegue o ônibus 200E na porta do terminal e salte na última parada que é bem na estação de metrô da linha azul Kőbánya-Kispest. Essa linha te leva até o centro de Budapeste, na estação Deak Ferenc, e de lá você pode baldear para as linhas vermelha e amarela.

mapa metro budapest 1108x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

Você também pode reservar um transfer com o seu hotel ou hostess do Airbnb. Foi o que eu fiz na saída da cidade (eu cheguei de trem e saí pelo aeroporto) e me custou em torno de 18 euros.

Optei por essa forma, pois estava com minha mãe, uma senhorinha com uma mala razoavelmente grande. Mas quando estou sozinha, vou sempre de transporte público.

A outra forma é utilizando o Shuttle oficial do aeroporto. O preço vai depender da região que fica o seu hotel. Por exemplo, se ficar próximo ao aeroporto custará em torno de 9 euros, já para hospedagens próximo ao Rio Danúbio, a tarifa irá pra casa dos 19 euros.

Você pode reservar antecipadamente nesse site.

Se você chegou à cidade de trem, você pode ir caminhando para seu hotel (foi o que fiz) ou pegar o metrô.

Mas atenção porque Budapeste tem 4 estações de trem (norte, sul, leste e oeste), porém provavelmente você chegará por uma dessas duas, que são as mais movimentadas. Se chegar pela Budapesti Keleti, use a linha M2 (vermelha) ou M4 (verde). Se a Budapesti Nyugati for a sua estação de chegada, utilize a M3 (azul).

metro 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Metrô de Budapeste é o segundo mais antigo do mundo

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

Idioma:

Húngaro

Moeda:

Forint húngaro (1 BRL – 74 HUF atualmente)

Fuso horário:

UTC/GMT +2 (varia entre 3 e 5 horas a diferença para o horário de Brasília, dependendo dos horários de verão dos 2 países)

Seguro viagem:

A Hungria faz parte do Tratado Schengen e por isso, exige seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30.000 euros (quando você cota seu seguro, ao dizer que vai pra Europa, ele já considera essa cobertura).

Mas, como sempre digo, mesmo em lugares onde não é exigido o seguro, você deve fazê-lo! Vamos combinar que é muito arriscado viajar para fora do Brasil sem ele. É o barato que pode sair muito caro! Lembre-se que você está num lugar completamente diferente do que está acostumado e que vários imprevistos podem acontecer.


Europa 2

QUANDO IR

Você pode ir para Budapeste em qualquer época do ano, porém tem que se atentar aos seguintes fatores.

No inverno faz bastante frio e pode nevar, então isso pode complicar um pouco seus passeios.

Já no verão é excelente para caminhar e curtir a cidade, mas é bem quente e também a época mais movimentada por conta das férias escolares da Europa, então vai ter fila e os preços sobrem.

tempo 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Budapeste em pleno verão

Primavera e outono são boas épocas para visitar a cidade, fugindo dos preços altos e das temperaturas extremas.

QUANTO TEMPO FICAR

Eu recomendo uns 3 dias inteiros para aproveitar bem, visitar as atrações principais e ainda curtir uns banhos termais, que a gente não é de ferro.

O QUE FAZER EM BUDAPESTE

Banhos Termais Széchényi Fürdö

Vou começar falando dessa maravilha de lugar, porque eu amo uma piscininha.

Foi maravilhoso chegar na cidade vinda de uma viagem de trem desde Praga que durou 7 horas num trem com um ar condicionado meio trash, e passar a tarde/ início da noite nos termais húngaros.

banh 1 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

banh 2 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

O que são esses termais? São bem comuns na Hungria e funcionam como um spa termal que tem várias piscinas indoor e outdoor com temperaturas diferentes que vão de 18 a 40 graus e algumas delas tem hidromassagem. As águas vem de fontes termais espalhadas pela cidade.

A entrada custa em torno de 14 euros e tem locker incluso para você guardar suas coisas. Pra chegar é super fácil! Só pegar a linha amarela do metrô (M1) e saltar na estação Széchényi Fürdö.

Fiz um post super completo sobre os banhos. Clique aqui pra ler.

banh 3 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

banh 4 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Passeio de barco noturno pelo Rio Danúbio

Essa foi uma das atrações auge da minha viagem a Budapeste. Digo isso, porque eu já queria fazer esse passeio quando estive na cidade há 10 anos, porém estava no estilo muito econômico, já que estava fazendo um mochilão longo. Dessa vez era a minha prioridade.

barco 1 998x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

A maior parte das atrações da cidade fica ao redor do Rio Danúbio, então esse passeio já te dá uma boa ideia delas, sendo durante o dia, ou à noite. Mas eu escolhi o noturno porque essas atrações ficam todas iluminadas quando escurece.

Imagina a ponte das Correntes, o Castelo de Buda e o prédio rosa do Parlamento todos acesos?

barco 3 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Ponte das Correntes iluminada
barco 2 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Buda Castle

 

Fiz com a empresa Danibe Legend e achei excelente! Foi pontual, o barco era todo transparente, então dava pra ver tudo muito bem e sentada. Tinham aqueles guias de áudio com todas as línguas possíveis e imagináveis, inclusive português.

Acabei tendo um pequeno contratempo, porque caiu o mundo no meio do passeio, e eles tiveram que fechar o barco e a visão ficou prejudicada. Mas ainda bem que logo parou de chover e eu pude aproveitar e ver meu amado parlamento de pertinho. Contei essa minha experiência aqui no Instagram. Clica aqui pra ler. Aproveita e me segue lá!

barco 7 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
E depois da chuva, a Lua Cheia ainda apareceu pra deixar tudo mais lindo!

Custou em torno de 18 euros e o passeio dura 1 hora. Costumam sair do Dock 7, mas não deixe de confirmar no email de reserva. Dá pra reservar online aqui.

Ponte das Correntes

A Ponte das Correntes foi construída em 1849 para ligar as cidades de Buda e Peste (sim, na época eram duas cidades e foi por conta dessa conexão que alguns anos depois (em 1873) elas foram unidas se transformando em Budapeste. Na época, de tão majestosa que é, foi considerada uma das maravilhas do mundo.

ponte 2 563x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Em Buda olhando pra Peste

 

ponte 1 563x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Em Peste olhando pra Buda

Pra você chegar na parte de Buda, você vai ter que atravessar essa ponte. Dá pra ir a pé porque tem passagem para pedestre e a vista é linda.

Funicular pra Buda

A parte turística de Buda fica no alto de uma colina, e pra chegar lá tem duas formas: usando o funicular ou pegando um ônibus turístico. Mas eu recomendo o funicular, porque o preço é o mesmo, você fica mais solto pra voltar a hora que quiser e ainda tem a vista de Peste e do Danúbio na subida.

funi 1 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

funi 2 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Vista da subida

A estação dele fica bem no final da Ponte das Correntes (lado Buda) e custa HUF 1800 para o ticket ida e volta.

Aqui vai uma dica pra você que vai no verão, tentar chegar em Buda sem muita fila e aproveitar sem tanta gente: chegue por volta de 8h porque ainda estará vazio. O funicular abre às 7h então dá super pra chegar lá cedo. Às 10h o movimento já é grande e ao 12h você vê a manada de turista chegando.

vista 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Uma vista dessas, bicho…

Já lá em cima, a ordem pra você conhecer as atrações que eu indicaria seria: Castelo de Buda (que fica à esquerda do funicular), depois seguir para a Igreja de Mathias, visitar o Bastião dos Pescadores e ver sua vista esplêndida de lá de cima e curtir a vibe de Buda, almoçando em algum dos restaurantes charmosos que tem por lá.

O meu percurso nesse dia foi Ponte + Buda pela manhã, almoço em Buda e a tarde fui visitar o Parlamento por dentro.

Castelo de Buda

Esse castelo lindo já foi residência de vário reis húngaros e hoje abriga a Galeria Nacional, a Biblioteca Nacional e o Museu Histórico.

castelo 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

Dá pra visitar por dentro e tem algumas opções de passeios aqui.

Eu não entrei porque já tinha um passeio pelo Parlamento agendando, então meu dia ficaria corrido, mas só de passear por fora, apreciar a vista e admirar os jardins já valeu a pena.

jardim 563x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

Matthias Church

Essa igreja é uma das mais lindas que já vi na vida. Ela é toda clarinha com telhas coloridas feitas de pequenos azulejos. Sério, é de suspirar! Fica em Buda. Por dentro também é muito bonita.

mat 1 563x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

mat 2 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Bastião dos Pescadores

Parece um castelinho de conto de fadas, mas na verdade não tem nada “dentro”. É apenas um terraço com uma vista perfeita pro Parlamento e pra Ponte. Tem que pagar 3 euros pra entrar.

bast 1 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

bast 2 564x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Prédio do Parlamento

Eu sou fascinada nesse prédio desde a minha primeira ida à Budapeste! O interessante é que nessa época não tinha blog, nem Instagram e eu montei meu mochilão com as dicas do Guia Lonely Planet.

Lá até falava do parlamento, mas não dava pra ter noção do que era. E eu lembro que quando vi pela primeira vez aquele prédio rosa com arquitetura barroca contrastando com o verde das águas do Danúbio foi paixão à primeira vista.

par 1 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

par 5 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

par 2 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

Dessa vez eu tinha que agendar o passeio guiado pelo interior dele. E foi o que fiz. Dá pra agendar online o horário da visita e escolher a língua de sua preferência. Clique aqui pra ver o site. Não tem português, mas tem opções de espanhol e inglês.

Se o prédio já é luxuoso por fora, por dentro ele consegue ser ainda mais. São tetos super trabalhados, ouro pra tudo que é lado, tapetes maravilhosos, vitrais e salas lindas. Custou HUF 5800 (em torno de 18 euros) e a visita durou 1 hora.

par 3 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

par 4 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Casa do Terror

É um museu que conta um pouco da parte triste da história húngara, que aliás é muito pouco divulgada para nós brasileiros.

Eu particularmente não fazia ideia desse passado tão violento do país. Foi nesse prédio que aconteceram as torturas e os assassinatos dos que não eram a favor do governo socialista, instaurado na Hungria logo que a Segunda Guerra Mundial terminou, em 1945.

Eles contam os detalhes do período e você pode visitar as celas dos prisioneiros. Lá também são feitas várias homenagens aos mortos e torturados.

Vale muito a pena ir, mas saiba que sairá de lá um pouco arrasado. Custa HUF 3000 e eu indico chegar umas 9:30 durante o verão europeu(o museu abre às 10h) pra não pegar fila. Abre todos os dias exceto segundas.

hor 1 563x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

hor 3 563x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Homenagem às vítimas nas paredes internas do prédio
hor 2 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE
Homenagem às vitimas na parte externa do prédio
Praça dos Heróis

É uma das praças mais importantes da capital da Hungria e fica no final da Avenida Andrássy. Os monumentos representam alguns personagens históricos húngaros, de santos a reis.

prac 1000x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

A Hungria é um dos países mais antigos do mundo sabia? Foi criada no século XI. Pra chegar lá pegue a linha amarela do metrô (M1) e salte na estação Hósök Tere (uma antes das dos banhos termais).

Aliás, eu recomendo que você conheça essa parte da cidade de uma vez só, porque todas as atrações ficam próximas: Praça dos Heróis, Parque da Cidade, Castelo de Vajdahunyad e os banhos termais.

Parque da Cidade

Muita gente faz picnic por ali no verão porque tem várias árvores fazendo sombrinha e é um parque bem bonito, com laguinho e tudo. Aliás dá pra alugar pedalinho. Eu tirei minha siesta por lá, antes de seguir pro Castelo e finalizar meu dias no Széchényi Fürdö.

siesta 563x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

Castelo de Vajdahunyad

Esse castelinho nem é muito conhecido dos turistas, mas ele é bem lindo e rende fotos maravilhosas! Na verdade ele é um castelo fake. Hahaha

Explico: Ele nunca funcionou como um castelo real e apenas foi construído para celebrar os mil anos do país, em 1896. Fica dentro do Parque da Cidade.

cast 563x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

Erzsebet Tér

É uma pracinha bastante frequentada por locais e eu amo muito tudo isso. Ver o povo local vivendo. A noite fica bem movimentada, tem alguns bares e sorveterias no verão, além de ficar toda decorada e iluminada.

Ali também é possível colocar aqueles cadeados dos casais, sabe?

Budapest Eye

Esse é o primo pobre da London Eye e que te dá uma bela vista do Danúbio e Buda à noite, porque tem 65 metros de altura. Fica bem no meio da Erzsebet Tér e à noite costuma ter fila no verão.

Você paga HUF 2700 (uns 9 euros) pra um passeio de 10 minutos. Idosos acima de 65 anos tem desconto.

eye 564x750 - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BUDAPESTE

 

Espero que tenham gostado do post e me escreve aqui nos comentários se tiver alguma dúvida ou dica pra compartilhar.

Beijos,

Flavia Goulart

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar. Hoje com 32 anos, segue o lema “trabalhar pra viajar”, já conheceu 26 países e assim vive feliz da vida!