POR QUE VOCÊ ACHA IMPOSSÍVEL VIAJAR?

IMG 9865. 800px 800x499 - POR QUE VOCÊ ACHA IMPOSSÍVEL VIAJAR?

Já reparou que muitas vezes a gente quer começar a viajar mais ou tem um destino que sempre quisemos conhecer, mas tem aquele “diabinho” ali no nosso ouvido te desestimulando e falando que aquilo não é pra você?

Por que será que a gente resolve dar ouvidos para ele ao invés de acreditar que a gente pode?

Eu sei, você deve estar pensando: “ah não, lá vem clichê e textão motivacional”, mas eu juro que não. Quero conversar sobre coisas práticas e reais que te fazem desistir de viajar. E claro, te incentivar.

Dinheiro

Se o problema é dinheiro, comece a entender as suas dificuldades, porque às vezes é uma questão de prioridades e a solução é parar de comprar mais uma “brusinha” que você não precisa.

dinheiro - POR QUE VOCÊ ACHA IMPOSSÍVEL VIAJAR?

Nesse caso, te aconselho até a ir mais fundo, ou seja: pensar o motivo que te leva a consumir tanto. Seria uma insatisfação em certa área da sua vida? Um momento de ansiedade por estar cheio de expectativa por algo? Ou pode até ser o indício de uma tristeza que você não quer vivenciar, então compra pra esquecer daquilo.

Mas se o seu problema não é esse, e é porque o seu salário é curto e mal dá para pagar todos os boletos por mês, o ideal é analisar se todas as contas que você paga são de fato necessárias na sua vida.

BANNER EBOOK OFICIAL - POR QUE VOCÊ ACHA IMPOSSÍVEL VIAJAR?

Vou te dar um exemplo bem pessoal: eu há uns meses venho me questionado se eu preciso de televisão a cabo na minha existência, porque ela me custa cem reais todo mês e eu quase não assisto os canais, porque meu entretenimento “televisístico” se resume basicamente a Netflix e Youtube. Ainda não venci essa luta, mas em breve vou cancelar o serviço porque sei que não preciso dele.

Analisar se você precisa daquele pacote de telefone, sendo que você nem usa todos os dados de internet por mês também pode te trazer resultados.

Se você já analisou todas as suas contas e realmente não dá pra se desfazer de nada, é hora de pensar: bom, eu quero mesmo começar a viajar, então preciso mudar alguma coisa para que sobre um dinheiro pra isso.

Vou cancelar minhas cervejas de sexta, vou me comprometer a não comprar roupa pelos próximos 6 meses, não vou ao cinema esse ano e vou assistir somente aos filmes da Netflix, vou fazer minha unha em casa. Entendeu meu ponto?

Outra ideia é arrumar uma fonte extra. Vender doces no trabalho, revender roupas, produzir conteúdo pra internet, oferecer aulas de línguas. Qualquer coisa tá valendo.

Se de fato não sobra dinheiro no final do mês, você vai ter que arrumar uma saída se quer mesmo viajar.

Claro que eu sei que tem realidades diversas no nosso país, infelizmente. Tem gente que não tem o que comer, que dirá viajar. Mas eu tô fazendo esse texto pra você que tem condições, mas está se desvirtuando por alguma razão.

E aí é comprometimento, ou seja, destina todo mês uma parte da sua renda para as suas viagens. Não tem erro.

Pra me organizar financeiramente, estou usando esse aplicativo Organizze que estou gostando muito e é gratuito. Clique aqui para baixar.

aviao 813x580 - POR QUE VOCÊ ACHA IMPOSSÍVEL VIAJAR?

Falta de companhia

A segunda razão que pode te levar a acreditar que viajar não é pra você é a falta de companhia. Eu já passei por isso quando queria mochilar pela Europa e estava implorando pra alguém ir comigo, mas não rolou e eu tive que entender que, ou eu ia sozinha ou eu não ia (contei essa minha história nesse post).

mochila 1 773x580 - POR QUE VOCÊ ACHA IMPOSSÍVEL VIAJAR?
Olha eu aí vencendo os meus medos!

Não dá pra esperar que as pessoas tenham disponibilidade e dinheiro pra fazer a mesma viagem que você.

E aí você vai fazer o quê? Aceitar e perder essa oportunidade? Sei que é tentador ficar na zona de conforto, porque como o próprio nome diz, é bem confortável, mas aí quando chegar no final da sua vida, você vai olhar pra trás e se arrepender de tudo que poderia ter feito e não fez (desculpem, eu prometi que não iria fazer clichê motivacional, mas às vezes é necessário hahaha).

Tempo

E um último motivo que talvez te leve a não sair por aí é a desculpa da falta de tempo. Já falo logo que é desculpa, porque é mesmo! Você não arruma tempo pra trabalhar? Pra malhar? Pra assistir novela? Pro facebook e stories do Instagram? Garanto que esses dois aqui são os seus maiores ladrões de tempo!

tempo - POR QUE VOCÊ ACHA IMPOSSÍVEL VIAJAR?

Se você consegue fazer tudo isso em um dia, eu tenho certeza que você arruma tempo pra viajar. Você só precisa se organizar! Pra fazer isso, é legal você abrir seu calendário e enxergar as possibilidades de tempo ali pra sua viagem.

Quando é o próximo feriado? Suas férias vão ser quando? Consigo reparti-la em duas partes para eu poder viajar para 2 lugares diferentes? Consigo emendar no feriadão?

Mas você vai ter que ver isso com antecedência, porque senão os nossos tempos livres chegam e nos damos conta que não estamos fazendo nada do que a gente gostaria. Precisamos encontrar tempo para o que nos faz feliz, já que sempre encontramos espaço para as coisas chatas.

Essa é a minha mensagem pra você: viajar é pra todo mundo! Vai indo aos pouquinhos, indo pertinho se é só o que dá por ora. Com organização de tempo e financeira já já você está indo cada vez mais longe!

Se você quer dicas super valiosas para planejar e montar sua própria viagem, clica no banner abaixo pra baixar E-book gratuito COMO PLANEJAR UMA VIAGEM que eu fiz contando como organizo as minhas!

BANNER EBOOK OFICIAL - POR QUE VOCÊ ACHA IMPOSSÍVEL VIAJAR?

Espero que essa reflexão tenha te ajudado e desejo muitas viagens pra nós!

Beijos,

Flavia Goulart

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.