MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

cov mald - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

(Atualizado em Fevereiro/22)

Home >> Como viajar barato para as Maldivas

O sonho de viagem do momento podemos dizer que tem nome e sobrenome: Ilhas Maldivas.

E não é difícil saber porque, já que a apelidei carinhosamente de Descanso de Tela do Windows. Isso mesmo. Sabe aquela foto clássica dos desktops e descansos de tela por aí, com uma água azul que brilha, uns coqueiros e uma areia branquinha? Pois esse lugar é Maldivas.

maldives 3220702 960 720 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

“Ah, Flavia, mas eu já sei né. Todos os endinheirados e artistas vão pra lá agora! Só dá isso no meu Instagram. Infelizmente nunca vou poder ir pois não tenho o famoso cacife.

É aí que eu entro, querido leitor! Vou te mostrar como viajar barato para as Maldivas!

Eu sonho com esse paraíso antes mesmo dele entrar na rota do feed perfeito e assim como você, achava que precisaria de muito dinheiro para passar uns dias por lá. Em 2016, comecei a pesquisar uma viagem pro país no estilo “Eu sou ryyyyca” e vi que não daria para desembolsar essa grana toda.

Maaaaas eu sou brasileira e não desisto nunca e como sou uma viajante apaixonada, venho pesquisando há alguns anos sobre como viajar barato para as Maldivas. Fui anotando tudo, já que não tem muita coisa disponível e os dados estão dispersos em lugares diferentes. Quando percebi que tinha algumas valiosíssimas informações, pensei: por que não divulgar isso para o meu Brasil?

Ainda não embarquei para esse paraíso, mas ele está próximo! Enquanto isso, ajudo você, que está querendo ir para lá, está com tempo e só estava faltando essa ideia/possibilidade! (3 anos depois do post ir ao ar, já tenho relatos de dezenas de pessoas que foram = ))

Então, arregaça as mangas e se prepara para descobrir esse destino lindo de uma nova forma!

Chega de papo e vamos para o que interessa! Vou te mostrar e explicar direitinho como viajar barato para as Maldivas e no final, vou te mostrar os valores detalhados!!!

Qual é o truque?

O segredo é entender que as Maldivas tem dois lados: um dos resorts maravilhosos com seus bangalôs sobre a água, com diárias que começam em 300 dólares e vão até o céu, e as ilhas locais.

Esse é o truque! Se hospedar nas ilhas locais. E elas têm praias tão lindas e azuis quanto qualquer outra ilha de resort, tá?

maldivasss 1200x675 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Mas entenda, Maldivas não é aquela viagem mega barata estilo Sudeste Asiático, mas com certeza não precisa ser essa fortuna que falam. Você consegue pousadas em algumas ilhas locais com diárias entre 40 e 70 dólares, para 2 pessoas, com café da manhã. Então, é acessível e possível sim!

Mas vamos começar do começo, porque antes de se hospedar precisamos chegar nas Maldivas, certo?

Como conseguir preços bons de passagens para as Maldivas?

Se a gente caçar voos Brasil x Maldivas (não existe voo direto, mas tem com uma ou duas conexões), você vai encontrar valores a partir de R$4.500, subindo consideravelmente na alta temporada asiática (lá embaixo no post te explico qual a melhor época para ir).

Não tem voo direto do Brasil para Male (capital e onde fica o principal aeroporto das Maldivas), então você irá encontrar voos com pelo menos 1 conexão.

Os voos mais confortáveis são os das cias árabes (Emirates, Etihad, Qatar), que fazem uma parada antes do destino final, mas eles costumam ser os voos mais caros.

Então, vou dar umas dicas de busca pra vocês conseguirem voos mais baratos.

1-Ver com antecedência, principalmente se você vai viajar na alta temporada das Maldivas (novembro a março). Compra no máximo 4 meses antes, mas pelas minhas pesquisas uns 5/6 tá o ideal. Se for fora dessa época, considera de 3 a 4 meses antes.

2-Não faça a busca só com destino Male, pois a tendência é ter voos mais caros. Busque voos do Brasil (SP ou RJ) até lugares na Ásia (Nova Délhi, Mumbai, Bangkok, Kuala Lumpur, Jacarta, Cingapura, Colombo)e depois você vê um voo com cia low cost de um desses destinos até Male.

Esses voos costumam ter preços bons em cias europeias que fazem conexão na Europa, na cia aérea Air China (que faz conexão na Europa e na Ásia) e na cia aérea Ethiopian Air (que conecta na África). Essa é uma ótima oportunidade de conjugar um outro destino nessa viagem.

3-Você pode buscar por voos Brasil x Europa e outro separado Europa x Male (cias que fazem esse trecho direto: Lufthansa e Condor > saindo de Frankfurt, Air France > saindo de Paris, British > saindo de Londres e Alitalia > saindo de Roma).

Primeiro, veja desses destinos na Ásia e Europa quanto custa um voo até Male, depois tente achar uma promoção do Brasil até lá. Ou se você achar uma passagem com preço ótimo do Brasil para Europa ou Ásia, comece a olhar dessas cidades até Male.

4-Para buscar voos low costs lá na Ásia, recomendo olhar no Google Flights, Skyscanner e Momondo (esse último, principalmente, porque várias vezes, na Ásia, aparecem opções nele que não apareceram nos outros).

Veja também: Como encontrar passagens aéreas baratas?

Visto e seguro

O visto você tira na chegada no país, é válido por 30 dias e não precisa pagar nenhuma taxa. É exigido o comprovante internacional de vacinação da febre amarela, dinheiro para se manter no país e sua passagem aérea de volta.

O seguro viagem não é obrigatório, mas também já falamos sobre a importância de viajar com um seguro e você não vai dar esse mole, certo? Aqui no blog tem um post com todas as dicas para você fazer seu seguro viagem para as Maldivas com valores super acessíveis e ainda tem cupom de desconto!

Clica aqui para ler: Seguro viagem para Maldivas

Veja mais: Seguro Viagem: Porque fazer?

BLUSINHAS DE VIAGEM 2 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Turismo nas Maldivas

As Maldivas são um arquipélago formado por mais de 1000 ilhas, sendo apenas 200 habitadas.  Fica no Oceano Índico, próxima do Sri Lanka e da Índia.

O primeiro resort que abriu em terras maldívias foi em 1973 e desde então, vários hotéis de luxo vêm se instalando nas ilhas do país.

Mas por que é tão caro? O seu turismo foi totalmente baseado numa concepção de experiências intimistas e privativas e, quem quer privacidade, tem que pagar mais.

Outro motivo que encarece essa viagem é o fato de serem ilhas isoladas geograficamente, então, tudo tem um custo para ser levado até lá. Fora que a maioria dos produtos tem que ser importada.

Em 2009, o governo começou a entender que o turismo seria uma fonte de renda, então foi criada a Lei de Turismo das Ilhas Locais, com a intenção de regulamentar a atividade e arrecadar dinheiro para o Estado. E nessa vieram duas coisas que você viajante deve considerar: as taxas cobradas sobre a atividade turística e o respeito à população que é 100% muçulmana (inclusive é proibida a prática de qualquer outra religião no país).

Mas por que isso afeta a sua viagem? Porque seus gastos vão ficar maiores com as taxas percentuais cobradas sobre as hospedagens e itens consumidos durante a sua estadia (de 23%) e uma cobrança da Green Tax, de 6 dólares por dia/por pessoa para quem está nos resorts e 3 dólares por dia/por pessoa para quem está nas Guest Houses das ilhas locais. Outra questão é que em certos lugares você não poderá mostrar o seu corpinho, nem mesmo naquelas águas azuis.

Mas fica tranquilo que eu te explico tudo isso tim tim por tim tim ao longo desse post e você vai ver que dá para fazer uma viagem maravilhosa! E já te aviso que o post está longo mesmo, porque quis colocar TUDO que você precisa saber para fazer sua viagem barata para as Maldivas!

A coisa boa dessa abertura ao turismo nas ilhas locais foi a autorização para construírem Guest Houses (em português é pousadinha mesmo). E aí o negócio ficou bom porque tornou o paraíso acessível para nós, pobres mortais da classe trabalhadora.

Nesse meu vídeo do Youtube, eu te conto como é uma viagem barata pras Maldivas na prática. É só clicar na foto!

Viajar barato para as Maldivas 520x325 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

As Ilhas Locais e suas hospedagens

Eu achei incrível, porque uma das coisas que me deixava chateada em conhecer as Maldivas (se é que isso é possível) é o fato de eu curtir uma cultura local, ver como o povo vive e do que se alimentam. E nos bangalôs sobre as águas eu só ia descobrir como os peixes e as arraias vivem, né?

Mas essa possibilidade de se hospedar onde o povão está faz com que nos aproximemos um pouco mais deles e viagem também é isso, certo?

As ilhas locais mais visitadas pelos turistas são: Maafushi, Fulidhoo, Gulhi, Thulusdhoo, Dhigurah, Dhangethi, Thoddoo e Dhiffushi . Vou falar de cada algumas delas detalhadamente mais à frente.

maldives maafushi 16 1125x750 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Praia na Ilha de Maafushi

Sem mais delongas e no estilo quer pagar quanto, te digo que numa guest house simples por lá você vai pagar algo entre 40 e 60 dólares (R$200 a 3000) a diária, incluindo café da manhã, ar condicionado, wi-fi e em alguns casos, refeições. Maravilha, né?

E ainda tem mais! Você encontra várias opções de Airbnb (pelas minhas pesquisas, uma diária fica entre 50 e 100 dólares, ou 250 e 500 reais) e até de couchsurfing.

Mas se o seu sonho é conhecer um resort luxuoso, não desanime! É possível pagar um day use (é um passe de um dia) para aproveitar a estrutura do resort,e tirar muitas fotos!

Ainda tem a opção de escolher algum resort mais em conta para se hospedar por uma ou duas noites e ter essa experiência mais luxuosa. E detalhe: dentro dos resorts também existe uma grande diferença de preço, pois os bangalôs sobre a água custam muito mais do que um quarto na praia, mas a maioria dos hotéis tem essas duas opções.

Mas aqui vão algumas sugestões de resorts mais econômicos nas Maldivas:

Thulhagiri Island Resort

Sun Siyam Olhuveli

Cinnamon Dhoveli

maldives resort - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Para se hospedar em um resort, você deverá agendar com o hotel o transfer com o speedboat, já que as ilhas dos resorts não são locais, e portanto, não tem ferryboat (transporte público) até elas. Esse é um ponto importante de se avaliar também na escolha de um resort, para não gastar muito.

No e-book Guia Maldivas em Modo Econômico, além de todas as dicas para organizar uma viagem barata pra lá, tem um bônus ensinando todos os detalhes para a escolha de um resort maravilhoso e econômico. Clica aqui para garantir o seu.

Como chegar nas ilhas e se deslocar entre elas?

Primeiro, você deve entender que são três os tipos de transporte nas Maldivas:

Ferryboat público: transporte público, estilo balsa, que custa entre 1 e 25 dólares a viagem (dependendo da distância entre as ilhas). É aonde você irá ver os locais. Esses barcos não chegam nas ilhas dos resorts. Para utilizar esses ferries públicos, é só chegar e embarcar, pagando na hora (tipo ônibus mesmo). São a melhor opção para você economizar numa viagem nas Maldivas.

Atenção pois a maioria das rotas não funciona às sextas-feiras por ser dia de descanso na religião muçulmana.

Speedboat: é um barco rápido, estilo lancha. Geralmente, os donos do serviço são os próprios resorts que ficam nas ilhas particulares, mas você encontra empresas privadas que fazem esse transporte, como a ICom. O custo da viagem depende da distância percorrida, mas começa em 25 dólares chegando até em 1000 dólares. Nesse caso, você precisa agendar com eles o transporte.

Existem os speedboats coletivos e os privados.

Os coletivos acomodam até 30 pessoas, mas não estão disponíveis indo para todas as ilhas locais; apenas as mais turísticas. Nos atóis das ilhas locais que iremos tratar nesse post, tem opção desse barco no trecho Male x Maafushi, custando em torno de 30 dólares por pessoa. Para esses barcos, você pode chegar no píer de saída e embarcar (aconselho chegar com antecedência, pois depois que lotam, eles saem) ou agendar com sua hospedagem ou empresa de turismo local.

Já os privados, fazem o trajeto que você necessitar, porém cobrando valores bem mais altos.

Hidroavião: deve ser uma baita experiência sobrevoar as Maldivas e dizem que os pilotos estão sempre descalços! How cool is that? Mas uma viagenzinha custa em torno de 500 dólares por pessoa, então, acho que se você quer viajar barato nas Maldivas, vai pular essa opção. Rs. Ele é utilizado quando o resort fica em uma ilha bastante afastada de Male, quando até de speedboat seria uma longa viagem.

Como sou a louca da dica, já falo para você reservar o assento da janela no seu voo para Male, porque vai sobrevoar as ilhas do mesmo jeito. #obrigadadenada

No e-book Maldivas em Modo Econômico tem todo o cronograma de ferryboats público e privado para as principais ilhas. Clica aqui para pegar o seu guia.

Na hora de ir embora do seu hotel, certifique-se de chegar em Male com bastante antecedência, porque caso haja algum problema com o seu ferry, você não perde o voo.

Para coordenar o seu deslocamento entre uma ilha e outra, é só verificar no cronograma o horário e destino do ferryboat e se programar para chegar ao terminal com antecedência. Os ferries funcionam em rotas numeradas, e fazem paradas em várias ilhas. Então, fique atento que pode ser que a ilha que você esteja indo seja uma dessas paradas e não o ponto final.

Por exemplo, a Rota 309 sai de Male City e vai até Guraidhoo, fazendo paradas em Gulhi e Maafushi (nessa ordem). Então, se estiver indo de Male para Maafushi, tem que ficar atento para saltar na segunda parada. Aí depois, se for para Gulhi, é só pegar o ferry no sentido contrário, ou seja, indo para Male e saltar em Gulhi (tem mapa aqui embaixo para te ajudar a entender).

*Importante ressaltar que os horários das ferries podem alterar, então antes de ir, confirme com sua pousada/hotel. Outro fato é que por conta do clima, pode acontecer do barco não sair.

ROTA 309 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Como sair do aeroporto?

Quando você desce no aeroporto, na verdade ainda não está em Male City e sim na ilha do aeroporto, que se chama Hulhule Island.

A questão é que o ferryboat público para as ilhas locais sai de Male City (Villingili Terminal) e não da ilha do aeroporto, então você tem que pegar um ferry de Hulhule para Male City. 

ferry hulhule x male - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quem vai de companhia árabe sempre chega na madrugada ou à noite e aí, provavelmente não há saídas de ferries para as ilhas locais. Até dá para agendar speedboat, mas quando são horários alternativos assim, ele cobram bem mais caro.

A solução é dormir por ali e aí você tem duas opções: uma é dormir em Hulhulmale Island (a ilha que fica ao lado de Hulhule) e a outra é ir para Male. As duas tem várias opções de hospedagem, restaurantes e mercados.

Para sair do aeroporto e ir para Hulhumale Island, você deve pegar um ônibus shuttle. Eles rodam todos os dias entre 5:30 e 01:30 da manhã, a cada 30 minutos (mas não rodam às sextas-feiras, em nenhum horário).

AERO X HULHUMALE - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Se decidir dormir em Hulhumale, pode pegar uma ferry direto para Male de lá no dia seguinte. A viagem dura em torno de 20 minutos, custa menos de 1 dólar e saem ferries a cada 15 minutos.

Para sair do aeroporto e ir para Male, você deve pegar um ferryboat (demonstrado no primeiro mapa). Mas não se preocupe, porque ele opera 24 hrs por dia, todos os dias, é uma viagem curta e custa 1 dólar.

Sai de sábado a quinta, a cada 10 minutos entre 6:30h e 2:30h da manhã , depois na frequência de 30 em 30 minutos de 2:30h às 4h da manhã e a cada 15 minutos de 4h às 6:30h da manhã. Nas sextas, tem esse ferry rodando a cada 10 minutos de 6 da manhã até meia noite (sexta é o único dia que ele não opera 24h).

Veja no mapa que o terminal de chegada do ferry do aeroporto é de um lado da ilha e o terminal para os barcos para as ilhas locais é do lado oeste. De taxi, esse trajeto não passa de 15 minutos.

ferry ilhas locais - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Male não é uma ilha que as pessoas costumam visitar, pois as praias não são muito bonitas. Se você for chegar durante o dia é mais fácil, porque dependendo do horário já pode ir direto para uma ilha local.

No aeroporto também tem restaurantes e redes de fast food, mas os preços são salgados. É possível deixar sua bagagem nos depósitos, se você não quiser levar tudo para as ilhas. Custa entre 5 e 10 dólares por dia dependendo do tamanho.

A cultura muçulmana

Outra coisa extremamente importante de você saber antes de embarcar nessa viagem é ter a consciência de que está indo para um lugar com uma cultura completamente diferente da nossa, e apesar de termos nossas críticas, temos que respeitar.

A religião das Maldivas é o islamismo e não se pode consumir/levar nada que seja contra a religião. Isso inclui bebidas alcoólicas, imagens de outras religiões, alimentos à base de porco e pornografia. Portanto, não leve nenhum desses artigos na sua mala.

O álcool só é permitido nos resorts, já que é considerado um território “fora”, mas se você vai ficar numa ilha local, não vai encontrar bebidas por lá, por isso, terá que se contentar com a natureza paradisíaca.

Em uma das praias de Maafushi tem um bar flutuante, que dá pra chegar de barquinho e lá pode consumir bebida alcóolica já que está longe da costa. Então tem essa opção para quem não consegue ficar sem uma cervejinha. Rs.

Os dias considerados como final de semana no país são a sexta e o sábado, sendo a sexta o nosso domingo, ou seja, o dia de descanso e nada abre, exceto restaurantes. A maioria das rotas de ferries não funciona nesse dia, então se programe!

Você deve se atentar também para as suas vestimentas. Você até pode andar de vestido, bermudas e camisetas pelas ilhas locais, mas jamais ande de biquíni ou sem camisa. Nas praias frequentadas por locais você terá que nadar de roupa, se quiser entrar na água.

muslim 995x750 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Mas fique tranquilo que em todas essas ilhas locais têm uma ou mais praias específicas para turista chamada de Bikini Beach (hahaha, achei hilário isso!).  Mas atenção: sem topless pelo amor de Deus!

Outro fato a se considerar é o Ramadã. Verifique se você está agendando a sua viagem para esse período, pois como o país é muçulmano, eles seguem essa prática por 30 dias durante o ano. E ela consiste em jejuar por todo o mês, desde o nascer até o pôr do sol, por isso, todos os restaurantes das ilhas locais estarão fechados enquanto tiver luz do dia, embora você possa comprar comida nas lojinhas e mercados. Se estiver lá nessa época, não coma em público nesses horários, pois é falta de respeito.

Clique aqui e compartilhe esse artigo no Facebook

Alimentação e gastronomia

Nos resorts já sabemos que tem vários restaurantes, mas e nas ilhas locais? Você também encontra restaurantes e algumas pousadas servem refeições. O preço varia entre 5 e 15 dólares por refeição. Em Maafushi, por ser uma ilha maior, você encontra diversas opções, já em Fulidhoo, não tem tantas assim, mas você não morrerá de fome.

A comida local é a base de arroz frito, peixe, noodles e curries. Nas Guest Houses eles servem a comida do país e normalmente também comida internacional. Nos mercados e lojas você encontra fruta, água, biscoito, salgadinho, refrigerante, chocolate e coisas do tipo com preços bons.

Moeda local x dólar

O que eu concluí de todas as minhas pesquisas foi que o ideal é você ter dólar, Rúpia Maldívia e cartão de crédito/débito.

Algumas pousadas aceitam Dólar e Rúpia Maldívia, principalmente em ilhas mais movimentadas como Maafushi, porém em ilhas menores, como Fulidhoo, é mais difícil aceitarem a moeda americana. Algumas podem aceitar cartão de crédito, porém cobram taxas extras para isso.

Para os ferries públicos, melhor ter moeda local, pois em algumas viagens só aceitam rúpias.

Os restaurantes de Maafushi aceitam dólar, mas se você for para outras ilha locais, considere levar rúpias para não ter problemas.

Após 3 anos do lançamento desse post, o que tenho observado é que, cada vez mais as ilhas locais tem se popularizado, e é bastante comum aceitar dólar, tanto em restaurantes, quanto em pousadas.

O que eu faria: trocaria uma quantidade razoável de dinheiro em Male, pensando em transporte entre as ilhas e alimentação. Perguntaria na minha pousada antes de ir se eles aceitam dólar e se os passeios que eles oferecem também. Em caso de negativa, colocaria esses gastos no combo do dinheiro a trocar.

Outra coisa importante é confirmar com seu hotel se tem caixa eletrônico na ilha. Algumas ilhas possuem, outras não. No Guia Maldivas em Modo Econômico, tem um capítulo somente detalhando as principais ilhas e coloco a informação sobre dinheiro e caixa eletrônico. Clica aqui para facilitar o planejamento da sua viagem.

O melhor lugar para trocar dinheiro é no aeroporto, no Banco das Maldivas (Maldives Bank). A fila é menor que nas casas de câmbio em Male. E detalhe: guarde o comprovante da troca, pois se sobrar dinheiro maldívio e você precisar trocar para dólar, eles só o farão com esse comprovante.

bank - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Foto blog: Trevallog.com

Se você trocar em casas de câmbio comum, pode ser que não consiga “retrocar” o dinheiro quando sair do país, pois pelas minhas pesquisas, isso só é autorizado quando há um representante do banco.

Eu aconselho você a não trocar muito dinheiro, apenas o suficiente e deixar um pouco para emergências.

Melhor época para ir para Maldivas

A alta temporada dessa parte da Ásia quase como um todo, é entre os meses de Novembro e Março, se estendendo um pouquinho até o início de Abril. Isso porque são os meses mais secos, quando o tempo está firme e fora do período das monções asiáticas, com chuvas fortes.

A alta temporada nas Maldivas vai de Novembro a Abril. Os meses mais chuvosos são junho, julho e setembro, mas os locais dizem que cada ilha tem um clima próprio e difícil de prever, então pode estar chovendo numa ilha e estar um solzão na outra.

Um fato é que na baixa temporada (Maio a Outubro), os preços estão mais baixos e as ilhas mais vazias. Você pode tentar a sorte, só fico com medo de fazer esse deslocamento todo cheio de expectativas e se frustrar. Mas pelo que li de pessoas que foram nesse período, a dica é ficar pelo menos uns 7/10 dias, pois mesmo que chova em alguns, a chuva passa rápido e você ainda pode curtir alguns dias ensolarados.

Gosto de sugerir os meses intermediários, como maio e outubro, pois o tempo começa a ficar seco, o destino ainda não está tão cheio e você consegue preços mais baixos.

Passeios nas Ilhas Maldivas

Os passeios que saem de todas as ilhas locais turísticas são basicamente os mesmos. O que vão alterar são os preços.

Em Maafushi, por ser a ilha mais turística, você encontrará a maior oferta de passeios e os melhores preços. Mas tem passeios específicos em algumas ilhas, então analise o seu roteiro e defina os passeios a fazer em cada uma.

Se você decidir passar uns dias em algum resort, deixe para fazer os passeios quando estiver nas ilhas locais, porque os valores cobrados pelos resorts são bem mais altos.

Tem de vários tipos, mas os mais famosos são para os bancos de areia (incluindo picnic), nado com golfinhos, tour pelas ilhas, mergulho, mergulho com tubarões e arraias, snorkeling, day trip in resort, pescaria e outros.

Sandbank 1200x690 1200x690 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Banco de areia no meio do mar = )

Os valores começam em 25 dólares e costumam chegar a 75 dólares por pessoa. Mergulhos ficam entre 75 a 120 dólares, dependendo da região e da duração. O dia de resort varia entre 90 e 200 dólares, dependendo do resort.

No Guia Maldivas em Modo Econômico, também falo sobre os detalhes dos passeios e dos day use em resort, com sugestões. Clica aqui para facilitar a sua viagem.

Sempre pergunte na sua Guest House pois provavelmente eles oferecem passeios, mas não custa nada fazer uma pesquisa pela ilha em outras pousadas e até negociar preço. Não esqueça de perguntar o que está incluso.

Clique aqui e compartilhe esse artigo no Facebook

Chip de internet Maldivas

Não se preocupe porque sem internet você não vai ficar nesse paraíso. Até porque precisamos postar as fotos, não é mesmo?

Assim que você chega no aeroporto, saindo da área das bagagens, vire a direita e verá algumas lojas vendendo os chips (lá fora chamam de SIMcard). Operadoras: Dhiraagu e Ooredoo.

chip - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Foto: Trevallog.com

Um chip para 7 dias, com 15 GB custa em torno de 22 dólares, se quiser por com 14 dias com 17 GB, custa 30 dólares. O sinal funciona em todos os lugares, inclusive nas ilhas locais e nos ferryboats atravessando o mar.

Dá pra ir sozinho para as Maldivas?

Dá sim! Super seguro para mulheres sozinhas inclusive. Os maldívios são bem simpáticos, mas em algumas ilhas menos turísticas, por não estarem acostumados, podem ficar mais tímidos. Mas em várias ilhas eles são curiosos e até interagem.

Entenda que até por conta da cultura e da religião, você não irá encontrar um lugar de festa, com várias baladas e bares para curtir e paquerar. Então vá com essa mentalidade.

As melhores ilhas públicas para você visitar nas Maldivas

Vamos definir agora qual será o seu roteiro de ilhas. Vou fazer um resumo de cada umas das quatro principais e mais visitadas, com informações de como chegar, horário dos ferryboats, preços de comida e de hospedagem e outras dicas importantes.

Todas elas ficam relativamente próximas à Male, com viagens de 1:30h a 3h de ferry boat.

Lembrando que no E-Book Maldivas em Modo Econômico, você encontra um Guia das Ilhas, com detalhes sobre a ilha, o que fazer, como chegar, onde se hospedar, onde comer e quantos dias ficar das principais ilhas turísticas (Maafushi, Gulhi, Fulidhoo, Thulusdhoo, Dhiffushi, Dhigurah, Dhangethi, Fulhadhoo, Hulhumale e Male).

Clica aqui para garantir o seu.

ilhas locais - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Male ao centro, Thulusdhoo ao norte, Gulhi e Maafushi logo abaixo de Male e Fulidhoo ao sul. Guraidhoo recebe turistas, mas a Bikini Beach não é boa para banho.

Maafushi

bikini beach maafushi - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Bikini Beach em Maafushi

Essa é a ilha local mais popular e com mais movimento de turistas. As praias são lindas e tem Bikini Beach (a praia dos turistas) disponível para você se banhar tranquilamente.

É também uma ilha grande e portanto tem várias opções de hospedagem, de pousadinhas simples a hotéis de rede. Preços variando entre 40 e 70 dólares por dia para single ou duplo, podendo ser mais, se você escolher algo mais luxuoso.

Sugestões de hospedagem com excelente custo benefício:

DICA IMPORTANTE! Vou colocar os links para o site da Booking, mas também do Agoda, pois esse site é um braço da Booking na Ásia e sempre tem promoções maravilhosas! Então, veja sempre no Agoda também! E não deixa de fazer suas reservas pelo link do blog, pois assim você nos ajuda também = )

Sunshine View Maafushi (Booking)

Sunshine View Maafushi (Agoda)

Kaani Beach Hotel (Booking)

Kaani Beach Hotel (Agoda)

Kuredhi Beach Inn (Booking)

Kuredhi Beach Inn (Agoda)

OBS: Os links de hotéis são todos afiliados. Isso quer dizer, que se você fizer sua reserva através deles, eu receberei uma pequena comissão e você não pagará nada mais por isso. Assim nos ajuda a manter um blog sempre atualizado e cheio de informações úteis. Obrigada!

A ilha de Maafushi fica próxima à Male e tem ferryboat (1h45m de viagem, custa 3 dólares) e speedboat coletivo (35 min e custa 25 dólares). Dá para agendar um speedboat privado com seu hotel também, mas vai ficar em torno de 150 dólares por pessoa (essa empresa faz: ICom).

Clique aqui para ver o timetable dos ferry boats de Maafushi.

Essa é a ilha perfeita para você fazer o Resort Day Trip, porque ela é rodeada por algumas ilhas de resorts de luxo, então fica mais barato o transporte. Sugestões: Olhiveli Resort, Anantara Veli e Anantara Dighu. Também tem vários passeios de barco saindo de Maafushi.

sand bank 1000x750 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Passeio a um sandbank (banco de areia no meio do mar) saindo de Maafushi. Anota essa dica se você quer tomar uns drinks: como eu disse anteriormente, a bebida alcoolica é proibida nas ilhas locais, mas para saciar a vontade dos turistas, um hotel flutuante (Kaani Princess) que fica próximo a Maafushi, abriu um bar flutuante e faz um transfer gratuito para ele todos os dias, a cada 30 minutos, saindo do porto principal da ilha.

No Reveillon, eles costumam oferecer Party Boats regadas de bebida. Pergunte na sua Guest House e eles vão saber te indicar.

Os valores para alimentação, tanto dentro das pousadas, quanto nos restaurantes varia entre 5 e 15 dólares por pessoa.

Como é uma ilha mais movimentada, com muitos hotéis, pode te dar a impressão de que ali não é bem Maldivas, porque quando a gente pensa em Maldivas a gente sempre tem aquela imagem de lugar de praia calmo, isolado e tranquilo. Aconselho que você visite outras ilhas para conhecer esse lado também. De dois a três dias inteiros é o suficiente para conhecer Maafushi.

VEJA MAIS: Maldivas em Modo Econômico – Ilha de Maafushi

Fulidhoo

fuli - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Fulidhoo é uma das ilhas locais mais bonitas e é excelente para quem quer mergulhar ou fazer snorkel, pois a vida marinha é bem rica. Aliás, isso é bem comum em praticamente toda as Maldivas.

Essa é uma ilha pequena, que fica a 57 quilômetros de Male e bem próxima de Maafushi.

Por isso, tem poucas opções de acomodação, com valores de diária entre 40 e 120 dólares, para 1 ou 2 pessoas (estando em single ou em duplo o preço quase não varia).

Algumas boas sugestões:

Fulidhoo Ilhaa Lodge (Booking)

Fulidhoo Ilhaa Lodge (Agoda)

Fulidhoo La Perla GuestHouse (Booking)

Fulidhoo La Perla GuestHouse (Agoda)

Huvan Inn (Booking)

Huvan Inn (Agoda)

Para chegar lá você tem a opção do ferry boat ou do speedboat, saindo tanto de Male, quanto de Maafushi.

Clique aqui para ver o timetable dos ferryboats de Fulidhoo.

Tem Bikini Beach, então se jogue no mar turquesa!

fuliii 1000x750 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Bikini Beach em Fulidhoo

De lá também tem vários passeios de barco saindo.

Tem poucas opções de restaurantes, mas algumas pousadas servem refeições. Preços entre 5 e 10 dólares. Tem lojinhas para você se abastecer de biscoitos, água, refrigerante, frutas e etc.

Não tem caixa eletrônico na ilha e a maioria dos hotéis, pousadas e restaurantes não aceita cartão de crédito.

Gulhi

guliii 1125x750 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Gulhi, apesar de ser considerada uma ilha local, já que faz parte do roteiro econômico, é uma ilha desabitada. Porém, frequentada por locais, então, aqui também valem as regras de vestimentas e também temos praia separada para turista.

É um pequeno paraíso de águas azuis, quentinhas e transparentes com areia branquinha, situado a 20 km de Male. Excelente ponto para snorkel e é possível alugar bóias e caiaques na Bikini Beach.

Se você não quiser dormir por lá, pode considerar fazer apenas uma day trip de Maafushi, por exemplo, já que fica a 20 minutos de distância.

Por ser uma ilha pequena, tem poucas opções de hospedagem e de restaurante, então se for na alta temporada, verifique sua hospedagem com antecedência. A diária em uma guest house fica em torno de 50 dólares quarto para 1 ou 2 pessoas.

Guest Houses sugeridas:

Sandy Heaven (Booking)

Sandy Heaven (Agoda)

Gurus Maldives (Booking)

Gurus Maldives (Agoda)

Ocean Pearl Maldives (Booking)

Ocean Pearl Maldives (Agoda)

A comida na ilha gira mais ou menos em torno do valor das outras: entre 5 e 15 dólares por refeição.

gulhi 1000x750 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Foto retirada do blog Seefoodplay.com

Clique aqui para ver o timetable dos ferry boats de Gulhi.

Entre Maafushi e Gulhi dá para pegar um speed boat e chegar lá em alguns minutos, já que é bem pertinho. A viagem custa entre 5 e 10 dólares.

Thulusdhoo

thulu 1125x750 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Outra ilha maravilhosa, só que em outra rota, pois fica mais ao norte de Male. Muito procurada por surfistas, já que tem um ponto incrível de surf chamado Cokes, que fica bem pertilho de Thulusdhoo.

Mas não se engane achando que aqui não vai ter água calminha, azul e transparente. Vai ter e muita! E claro, Bikini Beach. Outro ponto excelente para snorkel, com vida marinha riquíssima.

thulu surf 1200x631 - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Muitos passeios também partem da ilha, como mergulhos, sandbanks, observação de goslfinhos e outros. O diferencial é a aula de surf que algumas Guest houses oferecem como atividade. Também dá para alugar standup paddle. A lógica dos preços dos passeios é a mesma das outras ilhas, variando entre 30 e 120 dólares (mergulhos são mais caros) e dependendo da duração.

thulu local - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Foto retirada do blog: Expatoftheworld.com

Não é tão procurada assim por turistas, já que é mais afastada de Maafushi e Gulhi. Por isso aproveite para ir logo e curtir aquele paraíso praticamente vazio.

Também são reduzidas as opções de hospedagem, então reserve com antecedência. A média do valor das diárias é 50 dólares (250 reais para 1 ou 2 pessoas).

Boas sugestões:

Keyla Inn (Booking)

Keyla Inn (Agoda)

Surf Deck (Booking)

Surf Deck (Agoda)

Batuta Maldives Surf View (Booking)

Batuta Maldives Surf View (Agoda)

Clique aqui para ver o timetable dos ferry boats para Thulusdhoo.

Veja mais: MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: DHIGURAH ISLAND

Organizar essa viagem na prática

Você pode estar achando que é complicado organizar uma viagem econômica por conta própria, principalmente se não tem experiência em planejamento de viagens! Foi por isso, que depois de anos pesquisando sobre Maldivas e já há 3 falando sobre Maldivas barata na internet, resolvi criar o e-book Guia Maldivas em Modo Econômico, para ajudar você que sonha em conhecer esse paraíso, mas não tem como gastar dezenas de milhares de reais!

Nesse material, além de ter muito mais informações sobre o destino e a forma barata das Maldivas (sim, ainda tem muito mais coisa lá apesar desse post completo), eu te ajudo a pensar no roteiro, a definir as ilhas, a escolher os passeios, as hospedagens, o quanto dinheiro levar e muito mais.

Ainda tem dois bônus: um material sobre resorts econômicos nas Maldivas (com todas as dicas para escolher um resort bom, bonito e barato) e outro com roteiros prontinhos pra você copiar, colar e aproveitar!

E sabe quanto custa? Somente R$ 89,90! Mas essa promoção não vai durar muito, porque esse material vale muito mais! Então, corre para garantir o seu e realizar esse sonho! CLICA NA FOTO AQUI EMBAIXO!

EBOOK MALDIVAS BLOG - MALDIVAS EM MODO ECONÔMICO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Afinal, quanto custa viajar barato para as maldivas?

Fiz um cálculo jogando os valores pra cima, considerando uma viagem de 10 dias (sem contar os dias gastos com os voos até lá) visitando 3 ilhas, e dólar a 5 reais:

  • Hospedagem média de 50 dólares (250 reais) por noite, mas dá para conseguir mais barato que isso em algumas ilhas, portanto duas pessoas pagariam um total de R$2.250 reais pelas 9 noites, então R$1.125 por pessoa. Se você for sozinho, considere o valor total
  • A taxa de turismo de 3 dólares (15 reais) por dia, por pessoa cobrada nas ilhas locais: total de R$150,00 por pessoa
  • Uma média de alimentação de 10 dólares por refeição (50 reais), considerando 2 por dia (almoço e jantar), mas esse total pode ser bem reduzido, pois algumas pousadas oferecem refeição incluso no valor da diária e você pode fazer algumas refeições de 5 dólares ou comer algum lanche comprado no mercado. Total: R$1.000 por pessoa
  • Gastos em mercados e lojas nas ilhas, 50 dólares. Total: R$250 por pessoa
  • Chip de internet 14 dias, 15 GB por 32 dólares. Total: R$160
  • Ferry para Male, mais alguns ferry boats entre as ilhas, considerando um total de 30 dólares por pessoa: R$150
  • Vamos dizer que seriam feitos 3 passeios com valores entre 20 e 70 dólares, somando 150 dólares. Total por pessoa: R$750

TOTAL POR PESSOA NO DESTINO SE VOCÊ FOR EM CASAL: 3.585 REAIS

TOTAL POR PESSOA NO DESTINO SE VOCÊ FOR SOZINHO: 4710 REAIS

*Se desejar fazer um day use em um resort acrescente algo entre R$450 e R$800 reais a esse valor.

PASSAGEM AÉREA ENTRE R$3 MIL E R$5 MIL (com as pesquisas que ensinei)

TOTAL FINAL: DE R$7 MIL A R$9 MIL REAIS POR PESSOA (dólar cotado a 5 reais)

Acho um valor super acessível para uma boa quantidade de dias num destino diferenciado e bem longe do Brasil.

Espero que tenham curtido esse post imenso, porém bastante útil desse destino que é sonho de muita gente! E que fique de lição que não há lugar impossível para um viajante apaixonado!

Se você curtiu, me ajuda a compartilhar esse post para que mais e mais pessoas saibam que ir para as Maldivas é possível! Deu bastante trabalho conseguir tanta informação e organizar tudo num artigo, mas essa é a minha missão!

E se você for pra lá usando essas dicas, me marca nas fotos do Instagram e usa a hashtag #allweneedistraveltomaldivas que eu vou acompanhar!

Beijos,

Flavia Goulart

Curte as minhas dicas por aqui? Então me segue lá no Instagram @allweneedistravel.br para acompanhar mais em tempo real!

 

VAI VIAJAR? RESERVE AQUI!

Quando você reserva com qualquer link do blog, você nos ajuda pois ganhamos uma pequena comissão! Você não paga nada mais por isso e nós seguimos produzindo conteúdo de qualidade pra te ajudar!

Hospedagem: Booking.com e Agoda

Seguro Viagem: Seguros Promo (5% de desconto > cupom: WENEEDISTRAVEL5)

 

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.