COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?

CAPA FINAL - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?

Volta e meia recebo essa pergunta no meu Instagram.

Já fiz alguns posts por lá sobre isso e até uma live! Por isso, resolvi criar um blog post sobre esse tema para eternizar esse conteúdo, que é dúvida de muita gente.

Quando eu fiz minha primeira viagem solo, lááá nos primórdios de 2008, a câmera dos celulares era uma bela porcaria e a gente fotografava nossas viagens com aquelas camerazinhas Cybershot. Quem lembra?

Não tinha internet no telefone e o foco das redes sociais não era as fotos, afinal nem tinham espaço para postar tantas assim. Então nossos álbuns do finado Orkut e do recém lançado Facebook eram as famosas selfies, da pior qualidade.

Minhas fotos até eu começar a trabalhar com o blog não prezavam muito pela beleza. Eram selfies tortas, algumas fotos de corpo inteiro com os pés cortados e muitas de paisagem.

IMG 0961 1000x750 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?
Foto do meu primeiro mochilão em 2008. Barcelona.

Hoje, no mundo do Instagram, as fotos bonitas e bem tiradas não são desejadas apenas para quem trabalha com isso, mas sim por quase todos os mortais. E ter uma foto bonita viajando sozinha é uma missão ainda mais difícil, certo?

Pois eu também achava, mas ao longo desse último ano fui descobrindo vários truquinhos para tirar fotos lindas sozinha! Vem comigo que eu te conto!

Olhar fotográfico

Uma coisa que eu acho super importante de falar quando o tema é fotografia, é o tal do olhar fotográfico. Eu achava que isso era a maior balela e que quem tinha o dom tinha e acabou. Mas a gente consegue desenvolver ele e pra isso não é necessário nenhum curso caro de fotografia ou a melhor câmera fotográfica.

Hoje, a gente tem acesso fácil a várias fotos de excelentes profissionais – fotógrafos e Instagrammers – e, de tanto a gente ver essas fotos, a gente acaba apurando e refinando nosso olhar.

Acho legal também, se você realmente quer fotos de mais qualidade, estudar as regras básicas de fotografia, como luz, melhor hora do dia para fotografar, regra dos terços, enquadramento, etc. Isso tudo você encontra facinho e de graça na internet.

BANNER EBOOK OFICIAL - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?

Selfies

Se a sua intenção é fotografar uma selfie de você e a paisagem, não focando apenas no seu rosto, o ideal é que você estique bastante o braço para ampliar bastante a área que a câmera vai “pegar”. E claro, várias tentativas até conseguir enquadrar tudinho: você e o objeto desejado.

IMG 6632 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?     IMG 7218 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?

Nessas horas, o pau de selfie é um ótimo aliado, justamente porque com ele, a sua câmera vai alcançar mais coisas.

Fotos de corpo inteiro mais a paisagem/atração

Esse é ponto chave desse post! Porque para tirar esse tipo de foto você precisa de alguém, certo? Sim e não.

Claro que é mais fácil se tiver outra pessoas para te fotografar, mas se ela não tem paciência, se você não sabe se ela sabe tirar fotos, se não tem ninguém mesmo ou se você prefere tirar fotos da sua maneira, te apresento o melhor companheiro de viagens: o tripé!

Mas eu vou deixar para falar especificadamente dele no próximo tópico.

Agora, quero te dar algumas sugestões de pessoas para quem você pode pedir uma foto. Sim, gente! Super rola de pedir para um estranho te fotografar. E muitas vezes eles se empolgam e se dispõe até a fazer um book seu!

FullSizeRender 2 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?
Essa foto foi tirada por um turista que estava passando. Acho que ele ficou com dó e fez várias fotos. Eu ia agradecer e ele falava: mais uma!

Quando você estiver querendo tirar a sua fotinho, observe quem está ao seu redor, antes de pedir para o primeiro que passar.

Os melhores são os famosos instahubbies, que são aqueles namorados que viram fotógrafos das namoradas durante a viagem, sabe? Ele já é quase um profissional, porque as namoradas são bem exigentes e já fizeram toda a doutrinação. Hahahaha Eles com certeza vão tirar fotos excelentes e bem blogueirinhas!

IMG 4899 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?
Quem tirou essa foto foi um namorado que estava fazendo um book da namorada e aí eu logo percebi que ele estava tirando fotos bonitas dela e pedi uma também.

Outras pessoas que você deve considerar são aquelas que têm uma câmera semi ou profissional. Atenção: isso não é garantia de boas fotos, porque já vi uma galera com câmera boa tirando fotos não tão boas, mas presume-se que um dono de uma câmera dessas, possua algum interesse e entenda de fotografia, então nessa, a gente evita fotos sem os pés cortados.

Outra dica maravilhosa, e essa eu falo pra você confiar de olhos fechados, porque tenho algumas fotos tiradas por elas e são todas incríveis, com um enquadramento perfeito, é que você peça para as chinesas jovens que estão sempre bem vestidas, normalmente sozinhas ou no máximo com uma amiga e sempre, eu disse SEMPRE, com um pau de selfie na mão.

As chinesas jovens são muito ligadas em fotos e elas têm um olhar fotográfico sensacional! Elas inclusive se produzem todas quando saem para passear nas viagens porque buscam a foto perfeita para o Instagram. Então, espere ela acabar o book dela e vá lá pedir o seu!

IMG 4943 375x500 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?
Fotógrafa: chinesinha com o pau de selfie na mão

Uma coisa que você pode fazer para tentar garantir que a pessoa vai tirar uma foto do jeito que você quer, é tirando uma foto sem ninguém, mas exatamente com tudo que você quer que apareça nela e mostrar para a pessoa.

Aí fica mais fácil para ela identificar o que você quer. Porque a gente não pode ficar chateado com os outros porque eles não tiraram uma foto legal, primeiro porque não ficou boa de acordo com a nossa concepção de beleza e segundo, que eles não têm obrigação nenhuma né? Risos. Então facilite o trabalho.

E se você está com vergonha de pedir uma foto, uma sugestão é você se oferecer para tirar foto da pessoa, porque é bem provável que ela se ofereça para tirar foto sua depois.

E nisso, ela vai acabar tirando uma foto igual a que você tirou dela, principalmente se ficou muito boa! Então nessa você já garante uma foto ao seu gosto para você também!

E gente, não podemos esquecer que, viajar sozinha, não é estar sozinha! Você vai conhecer muita gente na viagem e na maioria das vezes terá companhia durante os passeios, então é só usar o coleguinha de fotógrafo. Com bom senso, claro. Essas duas fotos abaixo foram tiradas por amigos de viagem.

Veja mais: COMO CONHECER GENTE VIAJANDO SOZINHA?

IMG 8144 366x500 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?  IMG 7480 512x500 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?

Ferramentas

Pau de selfie

Já comentei com vocês lá em cima que o pau de selfie é um excelente instrumento para te ajudar a tirar fotos sozinha! Principalmente selfies “pegando” uma área maior do cenário.

Existem vários no mercado, dos mais simples aos mais elaborados. Aí vai da sua disponibilidade financeira e vontade em investir nisso.

Eu confesso que não sou muito fã dele, por conta até do meu trabalho, pois as fotos de corpo inteiro, que mostram mais a paisagem, são as que mais fazem sucesso no meu Instagram, então eu acabo usando o tripé.

Tenho um pau de selfie super simples que comprei no Mercado Livre que é igual a esses que você encontra nos camelôs. Tem uns com botão de disparo, tem os sem, tem até com estabilizador para gravação de vlog, então veja qual vai atender mais as suas necessidades.

Tripé

Meu queridinho de todos os tempos! E olha que eu tinha uma super preguiça e preconceito dele, até levá-lo para Ásia. Odeio carregar muita coisa e eu morria de vergonha de usar um tripé. Mas me forcei e foi a melhor decisão da vida!

IMG 6008 e1558921761447 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?
Meu tripezinho em ação com gambiarra: coloquei meu short jeans para estabilizar ele.

Perca o medo de ser algo complicado, pois não é! No início você tem que testar como funciona, mas logo se adapta e entende.

Você pode usar com o timer do seu celular/câmera ou com o controle que normalmente vem junto, mas tem limite de distância (principalmente os mais simples). Rola aquela corridinha básica mas tudo certo!

Uma sacada que tive foi gravar vídeo em algumas situações aonde fazer a foto ficaria mais complicado ou, quando eu desejo uma foto com movimento, porque posso dar print da tela de momentos espontâneos e fazer várias fotos legais dele.

Fazer vídeo ajuda também porque aí não preciso correr, e enquanto estou gravando, faço poses paradas, e depois dou print de tudo. Só importante ressaltar que com o print de vídeos, a resolução da foto não fica tão perfeita, mas se é só pra postar em rede social tá ótimo!

IMG 7237 541x750 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?
Essa foto foi um print de um vídeo

A minha maior dificuldade em começar a usar o tripé foi a vergonha! Eu ainda tô vencendo ela, mas já melhorei muito!

Nessa foto aqui em cima, o mar estava vazio, mas atrás da faixa de areia da praia tinham vários restaurantes e as pessoas estavam tomando café. Eu respirei fundo, finquei o tripé na areia, botei na minha cabeça que não tinha ninguém ali me vendo e fui sereiar na água.

Com certeza eu fui a atração deles, mas controlei minha mente pra nem ligar. Afinal, ninguém tem nada com a minha vida! Pensar que aquilo era o meu trabalho também me ajudou a relaxar, mas se você quer apenas uma foto bonita, pense que quem te julgar, vai te julgar por 10 segundos, depois a pessoa vai se distrair com alguma outra coisa e nem vai lembrar da sua existência.

Uma observação interessante em relação ao tripé é que ele pode te ajudar e te atrapalhar a conseguir uma foto sozinha na paisagem/atração.

Te ajuda, porque quando você monta ele, as pessoas parecem sentir mais respeito pela sua foto e não vão pra cima, então você consegue um cenário mais vazio.

Porém, ao mesmo tempo, quando veem um tripé, já acham que você é a fotógrafa profissional, que sabe o melhor spot pro click e aí, forma uma fila. Se você ainda não estava preparada, vai rolar uma galerinha tirando foto e você vai ter que esperar a sua vez.

Então, uma dica que eu dou é quando entrar numa atração em que você sabe que vai estar cheia, chegue cedo. E já vá com uma ideia das fotos que quer tirar, com os ângulos na cabeça ou salvos no telefone. Aí já entra com o tripé montado e coloca ele na posição pra tentar tirar a foto com menos gente possível.

IMG 8987 1 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?     IMG 6465 548x750 - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?

E não se esqueça que o uso do tripé é prática. Na primeira semana eu ainda estava crua, agora já estou cheia das malandragens.

Truques e inovação

Se você não tiver ou não quiser viajar com um tripé, lembre-se que sempre dá para apoiar o celular em alguma coisa! No galho de uma árvore, na sua mochila ou bolsa, numa pedra. Use a sua imaginação e tire fotos lindas e originais!

Preciso de uma câmera profissional para ter fotos de qualidade?

Não! Hoje os celulares tem câmeras ótimas com alta definição, então se você não quer ou não pode investir em uma câmera profissional, saiba que seu celular é suficiente.

Como falei antes, uma câmera cara não é garantia de uma foto bonita. O que define uma boa foto é um bom enquadramento, uma boa luz, um bom olhar fotográfico, um ângulo legal e uma boa edição! E isso tudo é de graça!

Minhas fotos no Instagram são bastante elogiadas e eu tiro todas elas com meu Iphone 7.

Clica aqui para me seguir por lá!

Go Pro vale à pena?

Eu já tive acesso a Go Pro em algumas viagens, e acho ela uma câmera excelente, principalmente para aqueles dias ensolarados. A qualidade da foto é incrível! E para usar no mar é maravilhosa, né?

Mas eu não tenho uma câmera dessas no momento e ainda não está dando para investir. Tenho uma daquelas capinhas de celular de plástico, sabe? Quebra meu galho para fazer alguns stories quando estou na água, ou faço um snorkel, mas a qualidade não é muito boa.

Também costumo levar meu celular sem capa para o mar muitas vezes, mas tenho que ter bastante cuidado para não molhar.

Um dia eu vou sim investir numa Go Pro, então meu conselho é: se você gosta muito de fotos na água, ou faz mergulhos, acho uma boa ter essa câmera.

SEGURO FOTO - COMO TIRAR FOTO VIAJANDO SOZINHA?

Edição

Essa é uma das nossas maiores aliadas para a foto perfeita! Primeiro porque ela te ajuda a valorizar a beleza da foto, porque acontece muito da câmera não captar perfeitamente o cenário, então é nessa hora que você vai valorizar as cores, os brilhos, os contrastes.

Também é possível corrigir muitas coisas, eliminar objetos indesejados, aumentar ou diminuir a exposição, alinhar o horizonte, e muito mais.

Eu uso alguns aplicativos para essas missões: o Lightroom e o Airbrush, que são gratuitos, com algumas funções pagas e o Touch Retouch, que custa 7.90 reais.

Inspirações no Instagram

O Instagram é um paraíso para você tirar boas ideias de fotos! Busque pela hashtag do destino ou da atração que você vai visitar e se inspire! Aproveite e salve as fotos na sua própria pastinha de lá (é só clicar no ícone da bandeirinha)!

Porém, não deixe de exercitar sua criatividade e tente novos ângulos, até porque se você tem a intenção de trabalhar com as suas fotos, é interessante que você mostre um pouco da sua identidade através delas!

Para encerrar, deixo um conselho: eu sei que a gente quer as fotos mais lindas, mas não deixe que isso te impeça de aproveitar sua viagem, tá? Reserva uns minutinhos para fazer aquele book mara, mas depois se joga e aproveita cada minutinho do lugar, combinado?

Ufa! O post acabou ficando bem longo, mas acho que consegui colocar todas as dicas para que a questão foto não seja mais um empecilho para você viajar sozinha! Já chega os medos e outras preocupações que temos em uma viagem solo, né?

Veja mais: 8 DICAS PARA VIAJAR SOZINHA COM MAIS SEGURANÇA

E você, tem alguma dica para tirar fotos incríveis sozinha? Me conta aqui nos comentários que vou amar!

Beijos,

Flavia Goulart.

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.