APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM (TODAS AS DICAS)

road trip hacks 800x500 - APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM (TODAS AS DICAS)

A parte do planejamento de uma viagem em que as pessoas mais têm dificuldade é a montagem dos roteiros. Isso porque essa fase envolve muito planejamento, pesquisa e um certo conhecimento do destino.

Depois de ler esse post você ficará craque em montar um roteiro de viagem e não vai nunca mais precisar de ajuda para organizar a sua!

A primeira coisa que você deve entender é que existe um roteiro geral da sua viagem, que é a logística dos países e cidades que irá visitar, e um roteiro day by day, que vai determinar as atividades e atrações de cada dia da sua viagem.

Vamos começar pela idealização e planejamento do seu roteiro geral.

Escolhendo e planejando o itinerário

Você vai começar definindo se essa viagem incluirá vários países, diferentes cidades em um mesmo país ou um destino só.

Se optar por uma trip que visite mais de um lugar, você terá que pensar na ordem dessas visitas de forma mais lógica. Ou seja, se você chega e vai embora pela mesma cidade, deve considerar um roteiro que não se afaste muito do local de origem, pois seu transporte de volta a esse ponto poderá terá um custo alto ou ser uma viagem longa e desgastante.

Isso vai te exigir pesquisa antecipada de preços e de tipos de transportes disponíveis.

Se você for chegar e sair por cidades diferentes, – o ideal – já pode ficar mais solto, já que não terá a necessidade de voltar ao ponto inicial. Para comprar esse tipo de passagem é só buscar pela opção multidestinos ou várias cidades na hora da pesquisa.

O mais importante nos dois casos é prezar por um roteiro mais contínuo, portanto, sem muito ziguezague.

Abra o mapa e se divirta!

Planning An Austin Texas Trip 1194x750 - APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM (TODAS AS DICAS)

A sua maior aliada nesse momento é a pesquisa, pois só assim você descobre a distância entre os lugares, a existência e a quantidade de transporte entre eles, o tempo e a qualidade dos deslocamentos, a distância entre os aeroportos e os centros das cidades e outros itens necessários para um itinerário desse tipo.

Muita gente deseja conhecer o máximo de países e cidades possíveis, mas não se esqueça que você precisa de tempo para conhecer um destino e que uma viagem no estilo correria, cheia de deslocamentos cansa, então escolha uma quantidade razoável de lugares.

Definindo o número de dias em cada destino

O próximo passo é definir quantos dias você precisa em cada lugar. Aí você terá que fazer pesquisas sobre cada um deles e ver quais as atrações que deseja visitar.

Eu costumo anotar tudo num caderninho, inclusive detalhes como dias e horários de funcionamento, para não dar aqueles furas de estar no destino quando atração X está fechada.

Dessa forma, você terá uma ideia de quantos dias precisa ficar naquela cidade para conseguir ver tudo que você quer, entendeu?

trip planning 2 - APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM (TODAS AS DICAS)

Agora, gente, um conselho: escolha ir em lugares que de fato te interessam, e não naqueles que nada tem a ver com o seu estilo, só para bater cartão.

Viagem também serve para nos enriquecer e principalmente para nos fazer felizes, então visite aquilo que realmente te trará prazer. O roteiro certo é aquele que foi criado para você, respeitando seus gostos e interesses.

Com as atrações definidas, você já terá uma ideia de quantos dias precisa naquele destino.

Uma dica: tente sempre não encher os seus dias completamente, porque senão a viagem fica bastante cansativa. Reserve um tempo pra sentar num parque, ficar à toa num restaurante, visitar umas lojinhas, etc.

Cópia de CATCH THE 2 - APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM (TODAS AS DICAS)

Outro fato que você precisa considerar é que dia de deslocamento entre as cidades pode ser um dia perdido (dependendo da logística), então você não vai conseguir encaixar muitas atividades nele.

O momento de comprar as passagens aéreas

Bom, a passagem ida e volta eu recomendo que você compre somente depois de definir tudo que conversamos até agora, ou seja, quando escolher o(s) destino(s) a visitar e verificar quantos dias vai precisar em cada um deles.

buyingTickets e1363897959194 - APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM (TODAS AS DICAS)

Claro que isso às vezes não é possível, porque você acaba comprando no impulso de uma promoção ou em alguma situação parecida.

Mas sempre que possível, faça esse planejamento antes de comprar, pois é muito comum escolher uma data aleatória de viagem, e na hora de definir países, cidades e atrações, descobrir que precisaria de mais tempo para conhecer outros lugares.

As passagens dos deslocamentos internos (de uma cidade pra outra) também, pois você vai precisar das datas exatas para efetuar as compras na maioria dos casos.

SEGURO FOTO - APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM (TODAS AS DICAS)

Roteiro day by day

Com tudo definido, agora é hora de encaixar as atrações a serem visitadas no seu roteiro diário.

É importante saber a localização de cada uma delas para que você as agrupe por dia sem necessidade de deslocamentos muito longos e consequente perda de tempo desnecessária.

Então veja quais estão perto umas das outras, defina o roteiro daquele dia e como chegará em cada uma delas.

A Google lançou há um tempo um aplicativo chamado Google Trips, que ajuda muito nessa missão, porque ele faz exatamente esse trabalho que faríamos manualmente.

O app sugere roteiros em várias cidades, permite que você crie o seu e ainda te dá o caminho das pedras para chegar em cada atração utilizando o Google Maps.

Tem um post aqui no blog falando tudo sobre esse app. Clique aqui para ler.

Depois disso, te conselho a anotar tudo num papel, em uma nota no celular ou em uma planilha, seguindo esse molde:

10 de Agosto: Chegada em Paris às 15h – metrô até o hotel

11 de Agosto: Paris (visitar Champs’Elysee, Torre Eiffel, Montmarte)

12 de Agosto: Bate-volta a Versailles (trem às 9h)

13 de Agosto: Paris x Londres (trem às 13h) – chegada em Londres às 15h – sair para jantar

14 de Agosto: Passear pelo Rio Tâmisa, London Eye, Big Ben, Torre de Londres

15 de Agosto: Passear em Covent Garden, Leicester Square e Oxford Street

E assim por diante…

Isso te ajuda a visualizar, entender melhor e se for preciso, ajustar o seu roteiro.

Organizar uma viagem não é das tarefas mais fáceis. Mas eu acho tão prazeroso esse trabalho de pesquisa e de descoberta do lugar, porque me faz viajar pelo computador. E montar seu próprio roteiro faz com que você tenha uma viagem mais personalizada, priorizando o seu gosto e estilo.

Aqui no blog eu ofereço um E-BOOK GRATUITO ensinando a planejar e organizar uma viagem do zero. Além do roteiro, ensino a comprar passagens aéreas baratas, escolher hospedagem, definir os deslocamentos internos e muito mais! Clique no banner abaixo para baixar!

BANNER EBOOK OFICIAL - APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM (TODAS AS DICAS)

Espero que você tenha gostado dessas dicas de como montar um roteiro de viagem!

Se ficou algum dúvida ou se você quiser compartilhar a sua dica de organização de viagem, comenta aqui embaixo que eu vou adorar!

BANNER Roteiros Personalizados - APRENDA A MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM (TODAS AS DICAS)

Beijos,

Flavia Goulart

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.