COMO ESCOLHER AS PRAIAS DA TAILÂNDIA?

tai cover - COMO ESCOLHER AS PRAIAS DA TAILÂNDIA?

Escolher as praias a visitar na Tailândia não é tarefa das mais fáceis, já que são muitas as opções! Como fazer então? Além de claro conhecer aquelas mais famosas, pesquise sobre as menos conhecidas também porque têm muita coisa linda e quase intocada!

LEIA MAIS: Como montar um roteiro pelo Sudeste Asiático

Golfo x Andaman Sea

A Tailândia tem ilhas e praias tanto na costa leste (Golfo da Tailândia), quanto na costa oeste (Andaman Sea).

As ilhas do Golfo não têm as praias mais bonitas do país, mas tem uma vibe super relax, e uma natureza mais diferenciada, com florestas, cachoeiras, etc, então se você tiver tempo, acho que vale a pena. São elas: Koh Samui, Koh Phagnan e Koh Tao (base mais comum para visitar a famosa Koh Nang Yuan, que é um dos cartões postais da Tai). Lembrando também é que é nas ilhas do Golfo que acontecem as famosas festas da Full e Half Moon Party.

Já as praias da Costa oeste são de cair o queixo de tão lindas, com mar esmeralda ou azul e as famosas formações rochosas saindo da água. As mais visitadas são Krabi (Ao Nang e Railay Beach), Phuket e Koh Phi Phi. Mas tem muitas outras como por exemplo Koh Lipe e Koh Lanta.

Veja fotos, leia resenhas e separe as que você realmente gostaria de conhecer!

Logística do deslocamento

Depois disso, você vai ter que considerar a logística e o tempo que tem para as praias na viagem. Aí é outro problema, porque você acaba tendo que cortar algumas coisas. A gente fica com vontade de conhecer tudo, ne?

Mas se você colocar 10 cidades/ilhas de praia diferentes no seu roteiro de 15 dias, vai acabar não curtindo nenhuma de verdade e se cansando com os deslocamentos (de uma ilha para outra do Golfo pode demorar até 4 horas e trocar de costa quase 8 horas!)

Por falar nisso, agendar o deslocamento entre as praias e ilhas é tranquilo porque tem sempre ferry boats ou barquinhos disponíveis. Isso era uma coisa que me preocupava bastante antes de ir pois não sabia se era fácil comprar os tickets dos barcos, ou se era mais vantajoso comprar na hora ou na internet.

Você encontra muitas opções para comprar: nos hostels/hotéis, nas agências pelas ruas ou na internet. Os preços oficiais são praticamente os mesmos, só que comprar lá te dá a vantagem de tentar negociar os preços, aí você deve ponderar o que é mais importante para você: já ir com tudo reservado e organizado ou seu orçamento.

Eu comprei alguns na internet (já estando lá mesmo, pois minha viagem tinha o roteiro mais aberto) e outros em agências ou no hostel.

Vale a pena conhecer as duas costas?

Para trocar de costa também não precisa se preocupar, já que várias empresas oferecem os pacotes com ferry e ônibus incluídos. E você consegue comprar tudo de véspera.

Mas será que vale a pena conhecer os dois lados do país? Eu acho que vale se você tiver um tempinho razoável. Em 15 dias, fiz 2 ilhas do Golfo (Koh Tao e Koh Phagnan), Krabi e Koh Phi Phi e achei que foi incrível! Se você tiver menos tempo, escolha apenas uma das costas, e se for uma primeira viagem à Tailândia, seria interessante escolher a região de Krabi e Koh Phi Phi.

LEIA MAIS: Roteiros Tailândia para 7, 15, 20 e 30 dias

Krabi ou Phuket?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes de quem começa a planejar um roteiro pela Tailândia, porque 10 entre 10 pessoas que vão pra lá, querem passar por Koh Phi Phi, e essas duas cidades são entrada para a ilha.

Há alguns anos, Phuket era a cidade referência para essa parte do roteiro, mas hoje já não é a preferida. Primeiro, porque as praias não são tão bonitas quanto as de Krabi e, segundo, porque o turismo sexual acabou trazendo uma má fama.

Também é bom deixar claro que é bastante turística e por isso, mais cara, lotada e suja. Porém, os melhores resorts dessa região ficam em Phuket e aí, a experiência é outra: praias privadas e luxo. A vida noturna de Phuket também é muito mais animada que a de Krabi, então recomendo nesses dois casos: se você quer balada ou se quiser resort.

Dentro de Krabi também surge a dúvida, pois temos Krabi Town, Ao Nang e Railay Beach.

Krabi Town só deve ser considerada se você for pegar algum voo cedo e precise pernoitar em algum lugar perto do aeroporto, pois a cidade não tem praia nem atrações.

Ao Nang é uma boa opção se seu orçamento tiver mais apertado, pois as acomodações ali não são das mais caras e você pode fazer base para conhecer tanto Railay quanto Phi Phi (se não quiser se hospedar na ilha de Phi Phi, dá para fazer passeios de barco até ela). Tem praia em Ao Nang, mas não chega aos pés da beleza das outras.

Railay Beach é a minha favorita de todas. Parece uma ilha pois só dá para acessar de barco, mas fica na terra mesmo, porém cercada por montanhas que impedem o acesso. Eu fiquei 3 noites por lá e sempre recomendo!

É mais cara, porém você vai fazer tudo a pé e conhecer as praias mais lindas da Tailândia. Fora que é um destino bem rústico, cheio de lugares charmosos. Não espere encontrar grandes baladas. De lá também é fácil se deslocar para Phi Phi depois.

Espero que eu tenha ajudado você nessa missão do roteiro Tailândia e se tiverem alguma dúvida, me mandem aqui nos comentários ou me chamem no direct do meu Instagram clicando aqui!

Beijos,

Flavia Goulart

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.