COMO CONHECER GENTE VIAJANDO SOZINHA?

migus - COMO CONHECER GENTE VIAJANDO SOZINHA?

Muita gente desiste de viajar sozinha ou nem pensa nessa possibilidade, porque acha que vai ficar sozinha o tempo todo e vai acabar triste pela solidão.

Ledo engano…

Viajar sozinha não quer dizer estar sozinha! A intenção desse tipo de viagem, é estar mais aberta para a vida e para os acontecimentos, é buscar autoconhecimento e empoderamento e fazer muitas amizades!

Mas eu sei que, pra quem nunca fez uma viagem solo, é difícil mesmo imaginar como dá para conhecer gente pelo caminho. Por isso, listei algumas formas de como conhecer gente viajando sozinho pra vocês verem que é possível e já começar a planejar essa solo trip.

Vamos lá!

Se hospedando em hostels (albergues da juventude)

yeah barcelona hostel - COMO CONHECER GENTE VIAJANDO SOZINHA?
Quarto compartilhado cheio de beliches

Já começo por essa dica porque pra mim ela é a mais essencial de todas. É quase impossível se hospedar num hostel e não conhecer ninguém.

Hostel para quem não sabe, é um tipo de hospedagem mais informal, com várias áreas comuns (sala de tv, sala de jogos, cozinha, área externa, etc) e os quartos podem ser compartilhados ou privados.

Se você se hospedar num quarto compartilhado é mais fácil ainda de fazer amizade, mas nada impede que você reserve um privado e socialize com o pessoal nas áreas comuns.

O melhor site para reservar hostels na minha opinião é o Hostelworld. Já reservei milhares de vezes nele e inclusive já trabalhei com ele quando era recepcionista de albergue. Clique aqui para acessar.

A dinâmica de um hostel funciona assim: você faz o check-in e vai para o quarto. Chegando lá, dependendo do horário, sempre vai ter alguém e aí você já pode cumprimentar a pessoa e assim começar uma conversa. Outra forma é abordando alguém na sala ou na cozinha.

A maioria dos albergues organizam tours, então essa também é uma maneira de fazer amizades, pois você vai acabar interagindo com o grupo.

Free Walking Tour

grand tour of copenhagen 02 - COMO CONHECER GENTE VIAJANDO SOZINHA?

Eles são tours guiados que acontecem em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil, que duram mais ou menos umas 2 horas e não tem valor fixo. Você escolhe quanto vai pagar e no final dá o dinheiro pro guia. Mas gente, sempre dê algum valor, tá? Afinal, o guia está lá trabalhando!

Muitos mochileiros costumam fazer esse tipo de tour, e mochileiros são sempre mais abertos à interação, especialmente se estiverem sozinhos como você. Portanto, outra excelente forma de fazer amizades!

SEGURO FOTO - COMO CONHECER GENTE VIAJANDO SOZINHA?

E o legal é que é muito provável que você conheça gente que está hospedada em lugares diferentes, então troca o Whatsapp/Facebook e já marca de passear no dia seguinte!

Essa é uma super dica também pra quem está com o orçamento apertado e tá indo para alguma cidade que vale a pena pegar um tour guiado (alô Berlim! Alô Moscou!).

Pra você saber se tem Free Walking Tour no lugar que você tá indo, é só jogar no Google (Free Walking Tour + nome da cidade) e ver se precisa reservar antes pelo site ou só aparecer lá no horário e local marcado.

Cópia de CATCH THE 2 - COMO CONHECER GENTE VIAJANDO SOZINHA?

Couchsurfing

Eu confesso que nunca me hospedei, nem conheci gente pelo Couchsurfing, mas já ouvi muitos relatos de sucesso.

Couchsurfing é uma plataforma que conecta os viajantes com os locais. Você pode solicitar ficar na casa da pessoa de graça e normalmente, quem oferece esse tipo de coisa, gosta de receber turistas em casa e está disposto a socializar e a passear com o hóspede. Então já sabe: contatinhos locais!

Nessa plataforma também dá para marcar um passeio com alguém, sem estar hospedado na casa da pessoa. O legal de sair com um local é que eles sempre sabem daqueles lugares que não são conhecidos do grande público, então nessa, você descobre atrações super legais!

Só fique atento à reputação disponível no site, das pessoas as quais você irá se conectar por lá pra não se meter em furada.

Tinder

Também super rola conhecer gente pelo Tinder e não necessariamente ser uma “paquera” (pareci o Silvio Santos no quadro do Bailinho. Rs). Abra o app e comece a brincar! Só fique atenta de marcar em lugares movimentados e públicos para não se colocar em nenhum risco.

Pub Crawl

pub crawl - COMO CONHECER GENTE VIAJANDO SOZINHA?

Nada mais é que o nosso famoso “pular de bar em bar”. Muitos hostels oferecem esse “tour noturno”. Funciona assim: você paga um valor X e aí você, um grupo de pessoas e o organizador do evento vão visitando vários bares e tomando alguns drinks noite à dentro.

Quer forma mais fácil de conhecer gente que tomando cachaça? Já disse algum grande sábio desconhecido: “Nunca fiz amigos bebendo leite.”

Essas foram algumas dicas para te ajudar a conhecer gente e não achar que viajar sozinha é sinônimo de solidão.

Eu levo muitos amigos até hoje de encontros como esses. Muitos mesmo! E embora hoje, cada um esteja num canto do mundo, é ótimo quando a gente troca uma palavrinha pelas redes sociais, e relembra um pouco da nossa história.

Espero que eu tenha ajudado vocês nessa missão! Não deixe de compartilhar aqui nos comentários como você costuma conhecer gente quando viaja sozinha!

Beijos,

Flavia Goulart

Leia mais:

Será que tem mesmo destinos melhor para viajar sozinha?

8 dicas para viajar sozinha com mais segurança

Os 5 mitos mais comuns de uma viagem solo

 

BANNER EBOOK OFICIAL - COMO CONHECER GENTE VIAJANDO SOZINHA?

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar. Hoje com 32 anos, segue o lema “trabalhar pra viajar”, já conheceu 26 países e assim vive feliz da vida!