COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA

como comprar passagem aerea barata 800x500 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA

Uma das perguntas que mais recebo é: como comprar passagem aérea barata? E eu super entendo o motivo, já que a parte em que a geralmente mais gastamos em uma viagem é na passagem aérea.

LEIA MAIS: Calcule a estimativa da sua viagem no Budget Your Trip

Então, nesse post, vou trazer várias dicas de como encontrar passagem aérea barata!

Primeiro quero começar dizendo que não existe regra, milagre, segredo, manual infalível ou site buscador perfeito. O que existe é conhecimento, prática, ferramentas e algumas estratégias que a maioria das pessoas nem sabe que existe porque não ficam sempre caçando passagens.

Você tem que entender também que, para encontrar bons preços você precisa de pesquisa, monitoramento de preço e um pouco de planejamento.

Mas fica tranquilo, que nesse post eu vou te contar tudo que sei sobre como comprar passagem aérea barata!

Precificação das passagens aéreas

Como muita gente sabe, em um voo, cada pessoa pagou um preço diferente para estar ali. Tem aquele que pagou um preço cheio (que é o preço mais caro), tem o que pagou um preço mediano (nem mais caro, nem mais barato), tem aquele que pagou um preço bom (abaixo do mediano) e tem aquele que pagou um preço excelente, porque foi promocional.

Mas como isso funciona?

Os preços se alteram de acordo com a lei da oferta e da procura. Se tem muita gente buscando por aquele voo, os preços estarão ou num preço mediano, ou num preço cheio, porque a cia aérea sabe que vai vender os assentos, então não precisa baixar o preço nem fazer promoção.

Isso acontece nos casos de destinos em alta temporada ou destinos em que estão tendo eventos populares como Rock in Rio, Carnaval ou verão europeu. A cia já sabe as épocas em que tem grande procura em determinados trechos, e em outras ocasiões, ela vai monitorando as vendas e ajustando seu preço.

Se a procura é baixa, a cia entende que precisa fazer algo que atraia o consumidor, então ela vai baixar os preços ou até coloca-los em promoções excelentes. E aí, eu comento uma outra questão para reforçar essa ideia: em passagens aéreas também existe uma perecibilidade do produto.

Perecibilidade dos preços

Quando você vai no mercado e vê aqueles carinhas com microfone falando que o produto X está em promoção (aqueles que tem que etiquetar para garantir o desconto), geralmente os produtos estão pra vencer, certo?

Os assentos em um avião também têm validade! Ou seja, quando o voo decola, ele “estraga”! Então, se a data do voo está se aproximando e as vendas não estão indo tão bem, a cia vai lançar umas promoções para atrair gente e vender esses assentos.

Mas atenção: é muito raro você encontrar promoções incríveis de véspera e quando falo em véspera, digo há dias do voo acontecer.

“Ah, mas a cia vai perder dinheiro com esses assentos vazios”.

Se a cia não vender muitas assentos e próximo à saída do voo ela perceber isso, na maioria das vezes, ela entende que não é interessante vender esses assentos restantes a preço de banana.

E por quê? Porque se os consumidores se acostumarem com essa estratégia, de como comprar passagem aérea barata em cima da hora do voo, ninguém mais compra antes!

E por isso, a cia adota uma estratégia conhecida como Revenue ou Yield Management, que tem nome difícil, mas na tradução se chama: gerenciamento de receita.

Nos anos 80, as cias americanas estavam sofrendo com a chegada de alguma cias low cost, oferecendo passagens a preços baixos e começaram a fazer um gerenciamento de receita através de sistemas inteligentes que acompanhavam o hábito da compra dos usuários e obtinham esses dados.

Com isso, elas conseguiam ajustar os preços de acordo com o histórico e a proximidade do voo, períodos de alta e baixa temporada e fazer cálculos de previsão da demanda. Ou seja, elas maximizaram a receita para o mesmo número de passagens vendidas.

E está aí a explicação de todos os conceitos que expliquei antes, da precificação de acordo com a procura dos usuários e também por não vender tão barato na véspera do voo: porque durante o oferecimento do voo, a cia calculará quanto precisa lucrar naquele voo, então alguns assentos serão vendidos além do preço normal (geralmente com muita antecedência) justamente para compensar assentos não vendidos e eles não terem prejuízos.

Esse é o gerenciamento e é por isso que uns pagam mais e outros menos.

Dias e horários melhores para comprar passagem aérea barata

Em relação ao horário, muita gente diz que à noite e na madrugada sempre tem preços melhores porque as agências não estão buscando (estaria fora do horário comercial), e como a procura tá menor, o preço também estaria.

Também tem quem diga que, muitas reservas feitas pelas agências durante o dia, caem no final dele (ou seja, a agência reservou, mas não emitiu de fato aquela passagem, e as reservas tem um prazo pra vencer, deixando de valer no final do dia), então o preço bom que a agência conseguiu naquela passagem, volta a ficar disponível no sistema e você, buscando fora do horário comercial, teria acesso a ele. A mesma ideia valeria para compras no final de semana.

Na minha opinião, essas ideias de dia e horário melhor são um certo mito! Primeiro que o volume de reservas vencidas com preços baixos não é assim tão grande, segundo que o ajuste dos preços feitos pela cia aérea não costuma ser feito nessa frequência.

Li uma pesquisa em que fizeram um monitorando dos preços de passagens por alguns meses, buscando em dias e horários específicos. A diferença de preços encontrados, quando existia, era de somente 7%.

Ou seja, nada absurdo! Outros pontos são muito mais importantes pra encontrar passagem aérea barata!

A única coisa que pode ter uma relação com dias é a questão dos dias de viagem mais procurados para viajar e não para o dia da compra da passagem.

Pessoas que voam geralmente pra curtir final de semana, buscam por voos sexta ou domingo, então no sábado, porque a procura está menor, o preço poderia ser menor. Mas não tem regra e não cabe para todos os destinos (viagem internacional por exemplo não segue essa lógica por não ser uma viagem que dê para fazer em um final de semana).

A antecedência ideal

A gente já sabe então que, em um mesmo voo tem pessoas pagando diferentes preços e isso se dá por conta da antecedência que cada um comprou.

Tá, mas qual a antecedência ideal para encontrar passagens aéreas baratas?

Resumindo bem seria: nem muita antecedência, nem deixar pra cima da hora! Tudo por causa da questão da perecibilidade e do gerenciamento de receitas das cias aéreas.

Imagina que, quando a cia aérea libera aquele voo para reserva (mais ou menos um anos antes dele acontecer), ela já fez um estudo de gerenciamento de receita dele, então já tem uma noção de como sairão as vendas, mas só saberá ao certo, com o passar do tempo.

Então, logo de cara, a cia vai liberar os preços de médio para alto. Por isso, não é bom comprar com muita antecedência (algo em torno de 8 a 12 meses antes da data do voo).

Com o passar dos dias, se a venda estiver indo bem, ela não tem necessidade nenhuma de baixar os preços, certo? Agora, se as vendas não estiverem indo tão bem, a cia pode baixar os valores e até fazer promoções.

E o que vai influenciar também? Alta e baixa temporada do destino (férias escolares, verão europeu, etc), algum evento específico que faça ele bombar (olimpíadas, copa do mundo, um show) ou uma demanda alta constante por determinado voo (e aí pode ser por um período porque o destino está muito em alta, ou em alguns dias específicos da semana, por exemplo ponte aérea numa segunda-feira).

Para destinos nacionais, em alta temporada, considere comprar de 2 a 3 meses antes da viagem. Destinos nacionais em baixa temporada, de 1 a 2 meses.

Viagem internacional em alta temporada, acho legal comprar entre 7 e 4 meses antes do voo e se for em baixa temporada, 2 a 3 meses antes você consegue ótimos preços.

E pessoal, não achem que alta temporada pra qualquer viagem é sempre janeiro e julho. Lá fora, em alguns destinos, essa pode ser baixa temporada. E alta temporada ser diferente dessa, então se você for fazer uma viagem internacional, pesquise pelo destino especifico pra saber.

Monitoramento

Mas não adianta você esperar chegar a antecedência ideal, pesquisar um dia e já passar o cartão. Essa ideia dos meses de antecedência de compra é só uma base pra você ter uma noção.

Primeiro, você tem que ter um processo de monitoramento e pesquisa daquele voo, para entender como estão os preços e até saber o que é um preço baixo e conseguir identificar uma promoção.

Hoje, a gente tem ferramentas em vários sites que nos ajudam a buscar, monitorar, e que dizem se aquele é um preço baixo, padrão ou alto para aquele voo.

Se você tiver flexibilidade de datas, considera mudar os dias dessa busca. E quando falo em flexibilidade não é em relação ao mês que você tira férias. Muitas vezes, o dia anterior do que estava buscando tem voo mais barato.

Ferramentas pra te ajudar na jornada de como comprar passagem aérea barata

Muita gente acha que existe um site buscador que mostra as passagens mais baratas. Mas não existe isso. Como encontrar passagem aérea barata neles, então? Sabendo das ferramentas disponíveis neles e como usá-las!

Primeiro, entenda que tem dois tipos de sites buscadores. Aqueles em que você compra direto nele (Decolar, Submarino, Viajanet), e aqueles que te redirecionam para outro site buscador ou para o site da própria cia para compra (Skyscanner, Kayak, Google Flights).

Visualizar preços do mês todo

Gosto muito dessa funcionalidade dos Skyscanner e o Google Flights que eu tenho certeza que fazem a gente economizar muito, porque nos permite visualizar os preços de cada dia, e aí podemos escolher um dia mais barato. Lembra que falei que muitas vezes de um dia pro outro você encontra um valor muito mais barato?

como comprar passagem aerea barata fig1 1200x480 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
No Skyscanner, ao invés de buscar por data específica, selecione o mês que você quer viajar e aí você vai ter acesso aos preços de todos os dias. Se você tem ainda mais flexibilidade, pode selecionar a opção “mês mais barato”.
como comprar passagem aerea barata fig2 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
Viu a diferença de um dia pra outro? Já peguei metade do preço de um dia pro outro!
como comprar passagem aerea barata fig3 1200x509 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
No Google Flights, você pode fazer a mesma busca, mas ao invés de selecionar o mês, você coloca o destino e, ao clicar, no campo das datas, ele já te mostra o mapa com todos os preços.

como comprar passagem aerea barata fig4 1200x513 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA

Qualquer lugar

O Skyscanner tem também a função de ver que destino está mais barato naquela época, então se está afim de viajar mas não tem um destino em mente, pode se inspirar por lá ou até definir pra onde vai por essa ferramenta.

Ela também te possibilita ver também em um determinado país, qual a cidade que está com voo mais barato, então em uma viagem com mais de um destino, você pode escolher começar por ela para baratear seus custos.

No local do destino, “você seleciona qualquer lugar” e no campo das datas pode escolher por data específica ou buscar também pelo mês.

como comprar passagem aerea barata fig5 1200x457 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
No campo do destino, ao clicar, ele te dá a opção do “qualquer lugar”.
como comprar passagem aerea barata fig6 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
Então abre essa tela, com uma lista de países com valores de passagens mais baixos, na ordem de preço. Se você clicar nessa setinha pra baixo de cada país, ele vai te mostrar as cidades e aeroportos mais baratos também.
Mapa de preços

Também é possível, tanto no Skyscanner, quanto no Google Flights, abrir um mapa com notificações de preço e ver o que está mais barato.

como comprar passagem aerea barata fig7 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
Você não precisa colocar o destino. Coloque a origem e a data (pode ser mês), e depois clique na opção “mapa” em cima à direita da página de busca do Skyscanner (está marcado em vermelho).
como comprar passagem aerea barata fig8 1200x492 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
Aí você vai arrastar o mouse pra qualquer parte do mundo. Os pontos em verde são os preços mais baixos. Essa função só rola no computador.
Apps que te mostram promoção

Outra ferramenta que uso e amo são os aplicativos do Passagens Imperdíveis e Melhores Destinos.

Eles ficam caçando passagens promocionais, com valores abaixo do padrão e te enviam notificação no celular sempre que tiver uma, pra vários destinos e períodos. Mas nesse caso, você tem que se adaptar às datas informadas pelos apps para conseguir o menor preço.

Dica: se aparecer um preço muito bom, corre pra comprar porque eles acabam rápido. Principalmente se é bug de cia aérea, ou seja, um erro de precificação do sistema que mostra preços inacreditáveis, tipo 400 reais ida e volta pra Europa e 700, pra Nova York.

Sites que emitem passagem com milha dos outros

Uma outra ferramenta interessante são os sites que emitem passagens com as milhas dos outros: Max Milhas e 123 milhas.

Vale a pena buscar por eles também, pois tem preços ótimos, embora eles já estejam aparecendo também nas buscas em sites buscadores.

Muita gente fica receosa em comprar passagem nesses sites, então nesse post aqui do meu Instagram eu expliquei algumas coisas que você deve ficar atento na hora de comprar neles. Clica aqui pra ler.

Alertas

E por último, a função de alerta que a grande maioria dos sites buscadores oferece.

Ela é excelente pra você monitorar os preços na fase da pesquisa, porque o site te envia um e-mail a cada alteração desse valor, então você não precisa ficar refazendo a busca.

Te aconselho a bota alerta em várias datas pra acompanhar diferentes períodos e ter mais chance de encontrar a passagem aérea barata.

como comprar passagem aerea barata fig9 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
No lado esquerdo, em cima, você pode clicar, depois de fazer a busca, no “receba alertas de preço”.
como comprar passagem aerea barata fig10 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
Exemplo de um e-mail que recebi de um alerta que ativei no Skyscanner.
como comprar passagem aerea barata fig11 - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA
Em muitos casos, ele também te mostra se aquele valor está abaixo do normal cobrado. Legal, né?

Cias aéreas low cost

As cias low costs são as cias de baixo custo que nos ajudam a economizar bastante também, já que costumam oferecer preços bem em conta.

O perfil delas é não ter aquele serviço tão confortável que estamos acostumados. E é assim que elas conseguem manter uma tarifa baixa, pois cobram para tudo. Para marcar assento, para lanches, despacho de mala e etc.

Os espaços entre assentos geralmente são menores pois elas querem acomodar mais gente no avião. Então, na verdade você compra apenas o seu direito de viajar.

Como achar as low costs pra comprar?

Nos sites buscadores. Uso muito o Skyscanner e o Momondo para isso.

Para esses casos, geralmente acaba sendo mais barato e seguro (principalmente se é um voo em outro continente), comprar direto no site da cia aérea, então eu faço a busca nos sites buscadores analisando todos os pontos que já falamos até aqui e entro no site da cia para finalizar a compra.

Na Europa e na Ásia, as cias low cost são bem comuns. No Brasil, ainda não temos muitas opções, mas podemos contar com duas: a cia Norwegian Airlines faz o trecho Rio x Londres e a cia aérea Sky Airline faz RJ e SP x Chile.

Estratégias para usar e economizar

Se você seguir à risca todas essas dicas que te dei até agora, tenho certeza que já vai conseguir economizar bastante, mas vou fazer uma listinha de algumas estratégias possíveis de usar em algumas situações de busca de passagem que ajudam também.

Stopover

É quando você usa a conexão do seu voo para conhecer essa cidade por uns dias.

As cias aéreas que fazem viagens internacionais tem sempre uma cidade de hub (onde ela sempre faz parada), e é sempre uma cidade do país de origem dessa cia.

Então, a Tap pode ser em Lisboa ou Porto, a Air France em Paris, a Iberia em Madri, a British em Londres, a Emirates em Dubai e por aí vai.

Se você escolhe uma dessas cias para voar, mas tendo com destino final outra cidade, você pode optar por curtir uns dias na cidade do hub.

Por exemplo: Você quer ir pra Amsterdam e o voo mais barato é da TAP, portanto sua viagem vai fazer parada em Lisboa (Rio x Lisboa x Amsterdam). Por que não ficar uns dias em Lisboa e aproveitar mais uma cidade?

Assim você paga uma passagem só e conhece 2 cidades.

Essa é uma pesquisa que demanda mais tempo, pois para ser stopover de verdade, o voo fazendo essa parada por alguns dias, tem que ter o mesmo valor que o voo sem a parada por uns dias (ou seja, apenas numa conexão normal de algumas horas).

Skiplaggin

Skiplaggin ou hidden city é um truque que muita gente tá usando para viajar mais barato.

Para você entender, vou usar um exemplo: vamos dizer que você queira fazer uma viagem RJ x SP mas as tarifas estão bem caras.

Você pode tentar fazer uma outra busca, para um voo RJ x BH, mas que faça escala ou conexão em SP.

Se essa opção estiver mais barata, você pode comprar ela e ao invés de seguir até BH, descer na conexão em SP. Só cuidado porque para usar essa estratégia, nunca se deve: despachar bagagem ou comprar a passagem no mesmo bilhete da ida.

Conclusão de como comprar passagem aérea barata

Esse é o checklist – com tudo que falei no post – que você deve seguir pra nunca mais ficar com dúvida em como comprar passagem aérea barata:

  1. Escolhido o destino, comece a pesquisar os preços das passagens antes da data de antecedência ideal para compra.
  2. Usa as ferramentas dos sites buscadores (a tabela de preços de vários dias, a opção qualquer lugar e a visualização em mapa) para enxergar as opções mais baratas.
  3. Veja mais de uma opção de data (se possível) e coloque alerta em todas.
  4. Acompanhe os preços, entendendo a movimentação e aprendendo a identificar que o preço está barato para os padrões.
  5. Quando aparecer um preço bom e já tiver dentro do período da antecedência ideal, você pode considerar a compra.

Não se esqueça de acompanhar também os apps que mostram as passagens promocionais que falei no post!

CONHEÇA O MEU CURSO ONLINE - COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA

Espero que tenham curtido esse post completo com todas as dicas de como comprar passagem aérea barata e se tiver alguma dúvida, coloca aqui nos comentários!

Beijos,

Flavia Goulart

LEIA MAIS:

Pacote Hurb 2021 é confiável?

Maldivas em modo econômico: tudo que você precisa saber

O que é hostel? um guia completo

Aprenda a montar um roteiro de viagem

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.