COMO COMEÇAR A VIAJAR SOZINHA?

Como comecar a viajar sozinha 800x500 - COMO COMEÇAR A VIAJAR SOZINHA?

HOME >>> Como começar a viajar sozinha

Muitas mulheres querem começar a viajar sozinhas, porém, ficam cheias de receio e medo. Mas a vontade é maior por vários motivos.

Querem viver a experiência para se desafiar e ver do que são capazes, buscar independência e autossuficiência, se conhecer mais mergulhando no processo do autoconhecimento e, para se libertarem da necessidade de ter alguém para servir de companhia, pois já estão cansadas de esperar pelo outro para realizarem seus desejos.

Eu entendo que, pra quem nunca passou essa ideia na cabeça ou não está acostumada a fazer coisas sozinha, pode ser um pouco difícil dar esse primeiro passo.

Então, nesse post, vou te dar umas dicas para te ajudar nesse processo e você conseguir, finalmente se aventurar sozinha, tá?

Dica 1: Comece pequeno

Esse é o melhor conselho que posso te dar! Ou seja, comece fazendo atividades cotidianas, aquelas mais simples, sozinha, como ir ao cinema, ir à praia, passear em algum lugar, comer num restaurante.

Isso vai te colocar no fluxo da própria companhia e vai te fazer ultrapassar esse desconforto inicial de maneira mais tranquila, já que é apenas uma saída e você está perto da sua casa, caso fique difícil demais.

Uma das grandes questões que impede a mulher de se encorajar a viajar sozinha é justamente a falta de costume de estar em sua própria companhia.

A gente não foi acostumada nem incentivada a isso, então, teremos que nos habituar. E prometo que logo, logo você vai amar e sentir muito prazer em estar sozinha!

Dica 2: Faça uma excursão

Para quem já quer começar com uma viagem mesmo, a dica é, ao invés de se jogar sozinha total, pegar uma excursão. Isso já vai te dar muita confiança para ir numa viagem solo por si mesma, porque você vai ver que é plenamente possível conhecer gente nova e curtir, mesmo estando sozinha.

como comecar a viajar sozinha excursao - COMO COMEÇAR A VIAJAR SOZINHA?

Também já te ajuda a eliminar o seu medo de ter que resolver tudo sozinha, ou o de sentir solidão. E você pode contratar uma agência para organizar sua viagem, se isso vai te fazer sentir mais segura.

LEIA MAIS:

Dicas para tirar fotos viajando sozinha

Viajar sozinha com segurança

Dica 3: Vá para um lugar conhecido

A terceira sugestão, também na linha viagem é ir sozinha para uma cidade que já viajou com alguém ou algum destino perto de onde você mora. Isso vai te trazer segurança de explorar sozinha, porque o lugar já te é familiar ou não muito diferente da sua realidade.

Aí, na próxima, você estará mais confiante para alçar voos maiores.

Você não precisa se jogar numa viagem para Ásia de dois meses para sentir as transformações de uma viagem solo. Você pode ir bem ali, na cidade ao lado da sua, que já foi mil vezes e vai ser incrível do mesmo jeito!

Dica 4: Evite começar por lugares muito distantes da sua realidade

Um detalhe que sempre comento quando estou falando sobre o início da jornada solo é: se você tem muito medo ainda da viagem, evite começar por países que são muito diferentes em relação à cultura, à religião ou que tenham fama de machista.

Não estou dizendo que mulheres não podem ir sozinhas nesses destinos, apenas que, se você ainda não está muito acostumada a viajar sozinha, pode ser interessante evitá-los como primeira opção.

Mas tudo é uma decisão pessoal. Tenho leitoras e seguidoras que fizeram a primeira viagem solo para a Índia e foi tudo incrível!

Outro exemplo: se você está insegura com a questão língua, pode optar por começar pelo Brasil, ou um país que fale português ou espanhol.

Dica 5: Escolha um hostel para se hospedar

Outra dica legal é se hospedar em hostel, se você curtir esse tipo de hospedagem! Uma boa ideia é reservar uma cama num quarto compartilhado feminino, pois nos sentimos mais seguras e confortáveis na presença de mulheres.

como comecar a viajar sozinha hostel 1 1200x675 - COMO COMEÇAR A VIAJAR SOZINHA?

Você vai fazer muitos amigos, tenha certeza! Até para quem é mais tímida e fica adiando a viagem solo por conta dessa característica, vai ficar surpresa com o seu poder de socialização em um hostel!

LEIA MAIS:

Como conhecer gente viajando sozinha?

Dica 6: Se inspire com outras viajantes solo

E por último, se inspire em outras mulheres que já viajam sozinhas, para você ver que é maravilhoso e tranquilo e te dar força para experimentar!

No meu livro Tô indo viajar sozinha, eu conto várias das minhas experiências viajando sozinha pelo mundo há 14 anos! Tenho certeza que vai ser inspirador para você e vai te ajudar a começar a viajar sozinha! Clica no banner para comprar o seu!

banner to indo - COMO COMEÇAR A VIAJAR SOZINHA?

A real é que para a gente perder o medo de qualquer coisa, temos que enfrentá-lo! Então, se você quer muito viver essa experiência, se joga que tudo vai dar certo!

E lembre-se que, em viagem solo, não tem certo nem errado. Tem o que te faz bem, confortável e feliz!

Espero que vocês tenham curtido esse post e que eu tenha te ajudado na missão “começar a viajar sozinha”, pois como eu disse antes, pode ser desafiador! Mas tenho certeza que, depois que for a primeira vez, vai ver que será muito mais fácil do que imaginou e não vai mais querer parar! #NãoTemMaisVolta

Beijos,

Flavia Goulart

Autor: Flavia Goulart

Flavia Goulart é carioca e ama viajar, principalmente sozinha. Desde nova sonhava em conhecer o mundo e transformou isso em um estilo de vida. Com 33 anos já conheceu 32 países e sua meta é continuar conhecendo lugares, culturas e pessoas.